Sikêra Jr. é condenado pela Justiça por colocar vida de policial em risco
Além da indenização, a juíza determinou a remoção do vídeo
A Justiça paulista condenou o apresentador Sikêra Jr. a pagar uma indenização de R$ 10 mil a um policial militar que teve seus dados pessoais expostos em uma reportagem do programa "Alerta Nacional".
Em setembro do ano passado, o policial estava em um estabelecimento comercial quando dois criminosos anunciaram um assalto. Ele reagiu e conseguiu evitar o crime, salvando as vítimas.
Sikâra, ao exibir uma reportagem sobre o fato, revelou o nome completo do policial e ainda indicou o batalhão onde ele trabalha. O policial disse à Justiça que, agindo assim, o apresentador o deixou totalmente vulnerável a represálias, colocando sua vida e a de seus familiares em risco.
O policial disse à Justiça que, por conta da divulgação, seria obrigado a solicitar a sua transferência para outro batalhão.
O programa foi exibido pela TV A Crítica, de Manaus, e reproduzido no YouTube. A emissora também foi condenada no processo.
Na defesa apresentada à Justiça, Sikêra disse que apenas estava exaltando o bom trabalho e a atitude heroica do policial, e que agiu com ética e zelo profissional. Ele afirmou que não cometeu nenhum ato ilícito.
Sikêra disse "prestar um serviço de alta relevância e interesse público" e que sua "nobre missão de informar muitas vezes é incompreendida".
A emissora disse à Justiça que a reportagem não teve a intenção de gerar qualquer abalo ao policial. "Pelo contrário, buscou demonstrar que há profissionais da área de segurança pública muito bem-preparados", declarou. "A reportagem foi feita de boa-fé."
Ao condenar a emissora e o apresentador, a juíza Leila Hassem da Ponte disse que eles não poderiam ter exposto o policial, colocando em risco a sua vida e a da sua família. "Extrapolaram os limites da liberdade de imprensa."
Além da indenização, a juíza determinou a remoção do vídeo.
Eles ainda podem recorrer.
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Alpargatas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
