Lula faz 7 de Setembro com público menor e coloca Zé Gotinha para desfilar
O público foi menor, sem a Esplanada lotada que se viu no ano passado
O presidente Lula (PT) participou do primeiro 7 de Setembro após a data ter sido usada eleitoralmente por Jair Bolsonaro (PL). O público foi menor, com pessoas na arquibancada fazendo o L e gritando "olê, olê, olá, Lula" e bandeiras com o slogan "Democracia, soberania e união". A cerimônia teve ainda Zé Gotinha desfilando em carro dos bombeiros.
O que aconteceu
Lula desfilou no tradicional Rolls-Royce aberto ao lado da primeira-dama Janja da Silva, que vestia um vestido vermelho. O petista usava o mesmo terno usado na posse, em 1º de janeiro. O desfile durou cerca de duas horas.
Muitos ministros compareceram, menos os novos anunciados ontem em uma reforma ministerial para incluir PP e Republicanos no governo. Geraldo Alckmin, Alexandre Padilha, Rui Costa, Margareth Menezes foram alguns dos que posaram para fotos com bandeirinhas.
Márcio França, que chefiava a pasta de Portos e Aeroportos e foi trocado ontem para Micros e Pequenas Empresas, esteve ao fundo, atrás de seu padrinho, o vice Geraldo Alckmin (PSB).
Com Pacheco, sem Lira
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também esteve presente, mas o da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), estava em Alagoas. Também faltaram Flávio Dino (Justiça), que estava no Maranhão, e Fernando Haddad (Fazenda), que está de férias.
Representando o STF (Supremo Tribunal Federal), Rosa Weber também assistiu ao desfile. O governador Ibaneis Rocha (MDB-DF) esteve no espaço para autoridades.
O público foi menor, sem a Esplanada lotada que se viu no ano passado, quando Bolsonaro puxou o coro de "imbrochável" para si mesmo. A plateia ganhou bonés e bandeiras com o tema da cerimônia. A Polícia Federal estimou o público em 50 mil pessoas.
Nas entradas para as arquibancadas, eram distribuídos bandeiras e bonés, que foram preferidos pelas crianças. Confeccionados com as cores do Brasil, eles tinham o logo do Banco do Brasil.
Na arquibancada, também com menos gente, houve gritos de "Lula" e "democracia". Durante os hinos, as pessoas cantaram "olê, olê, olá, Lula". Alguns integrantes das escolas no desfile passaram por Lula fazendo um coração e o L com as mãos.
Foi um desfile basicamente militar, com os comandantes presentes, apesar das críticas de Lula em live ontem, quando disse que os militares "se apoderaram" das comemorações do 7 de Setembro devido à ditadura militar, mas que sua ideia era fazer com que a data fosse "de todos".
O general Amaro, chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), disse que não houve nenhuma intercorrência e que a cerimônia ocorreu "na normalidade". "Desfile bonito", completou.

O general Carmona pediu autorização para começar o desfile em cima de uma viatura Guarani por volta das 9h30.
A orquestra do colégio militar de Brasília tocou João Gilberto, "Aquarela do Brasil" e "Epitáfio", da banda Titãs.
Num dos carros do Corpos de Bombeiros, estava Zé Gotinha, personagem que incentiva a vacinação em um eixo que exaltou o SUS (Sistema Único de Saúde). Ele fez uma reverência ao passar pelo presidente Lula.
Em homenagem à Amazônia, militares indígenas disseram em diversas línguas "Viva a independência".
Lula embarca para Nova Délhi após a festa, para a cúpula do G-20.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
