Projeto quer criar museu em memória de bairros afetados por mineração
PL segue agora para discussão na Casa de Mário Guimarães
No Diário Oficial do Município, desta quinta-feira (14), a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal de Maceió emitiu um parecer favorável ao Projeto de Lei n° 572/2022, que busca autorizar o Município a criar um Museu em Memória dos bairros afetados pela tragédia da mineração de salgema em Maceió.
O Projeto de Lei tem como objetivo principal eternizar e retratar o drama vivido pela população local em decorrência da tragédia da mineração do salgema, que ficou conhecida como o "Caso Pinheiro." Esta tragédia geológica causou o afundamento do solo, provocando tremores de terra e ameaçando a vida de aproximadamente 40 mil pessoas em cinco bairros da capital alagoana. Esse evento, que pode ser considerado um dos maiores desastres urbanos do Brasil e do mundo, teve um impacto significativo na região e nas vidas das pessoas afetadas.
O parecer favorável da Comissão de Legislação e Justiça se baseia na competência do Município para legislar sobre assuntos de interesse local, conforme previsto no artigo 30, incisos I e II, da Constituição da República Federativa do Brasil, bem como no artigo 6º, inciso III, da Lei Orgânica do Município de Maceió, que autoriza a cidade a dispor sobre assuntos de interesse local e suplementar a legislação federal e estadual quando necessário.
A relatora do projeto, a Vereadora Silvania Barbosa, argumentou que o interesse local não deve ser considerado de forma exclusiva, uma vez que qualquer medida que beneficie uma parte do município contribui, direta ou indiretamente, para o bem-estar da comunidade como um todo. Portanto, a criação do Museu em Memória dos Bairros Afetados pela Tragédia da Mineração de Salgema é vista como uma iniciativa que visa preservar a história, as vidas e os momentos vividos nessa região, representando, assim, um claro interesse local.
O parecer favorável da Comissão foi apoiado por outros membros, incluindo os Vereadores Aldo Loureiro, Leonardo Dias e Olívia Tenório, que também votaram a favor do prosseguimento do projeto. Com isso, o Projeto de Lei n° 572/2022 segue agora para a próxima etapa do processo legislativo na Câmara Municipal de Maceió.
Últimas notícias
[Vídeo] Imagens mostram sequência de colisões em acidente com viatura dos Bombeiros em Maceió
Homem é preso com mais de 10 armas e drogas em apartamento na Serraria
Operações aeromédicas de Alagoas são destaque em revista internacional especializada em aviação
Toffoli mantém participação de diretor do Banco Central em acareação do Master
Após transferência ao DF, Silvinei já está preso na Papudinha
Médicos avaliam novo procedimento para conter soluços de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
