Qualidade e segurança do paciente é tema de encontro promovido pela Sesau
Participaram do evento lideranças da rede hospitalar do Estado e acadêmicos da área de saúde

Representantes da Rede Hospitalar participaram, nesta quarta-feira (14), do I Encontro de Qualidade e Segurança do Paciente, realizado no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). O objetivo do evento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), foi unificar os serviços que são executados nas unidades, oportunizando a troca de experiências e viabilizando o fortalecimento das ações.
A programação teve início com uma mesa redonda que abordou o tema Cenário das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), com a participação da infectologista Sarah Dominique e das enfermeiras Cyndi Romão e Ana Rosa. Em seguida, a enfermeira Marcela Guimarães pontuou sobre o tema Perfil dos Eventos Adversos do Estado de Alagoas.
“Abordei sobre a gestão da qualidade e gestão de riscos; e as enfermeiras Bruna Guedes, Dayane Menezes e Fernanda Barros lideraram mais uma mesa redonda, instigando os participantes a pensarem no futuro promissor da qualidade e segurança do paciente. Os trabalhos científicos também puderam ser apresentados por seus autores”, disse a enfermeira Elycarla Amorim.
A infectologista Sarah Dominique parabenizou os idealizadores pelo evento. Para ela, a iniciativa demonstra o interesse dos profissionais em evitar o risco de eventos adversos, tão desnecessários e que prejudicam o sucesso de todas as linhas de cuidado. Contra isso, a estratégia é sempre evitar, prevenir e estimular boas práticas de atenção ao paciente.
“É importante que todos sigam com os protocolos, eles existem porque alguém já estudou e comprovou o bom êxito com resultados. Entre eles, é imprescindível a prática da Cirurgia Segura, a completa identificação do paciente, a prevenção de úlceras por pressão e outras lesões de pele, a precaução com o risco de quedas, a higienização adequada das mãos e o uso correto dos medicamentos”, recomendou a médica.
Entre os profissionais presentes, esteve a assistente social Vânia Ticianeli, coordenadora da Assessoria da Qualidade do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Ela se disse satisfeita com a atitude dos idealizadores, uma vez que a comunicação é uma importante estratégia em qualquer área e está presente entre as metas de segurança do paciente.
“A partilha de experiências, a discussão dos problemas, das dificuldades que enfrentamos, torna o evento mais rico e necessário. São realidades semelhantes em todos os hospitais e, por vezes, a solução que alguém encontrou pode ser a alternativa que resolva a dificuldade em outro serviço. Com tudo, no fim das contas, quem sai ganhando são os usuários, a população que conta com os hospitais do Estado”, concluiu a assistente social.
Últimas notícias

Tarcísio critica prisão de Bolsonaro e cobra moderação das instituições: "Um absurdo"

Deputada propõe aplauso a Nikolas por vídeo que levou Bolsonaro à prisão

“Congresso precisa reagir”, diz Damares sobre prisão de Bolsonaro

Vereador aciona Procon por falta de abastecimento de água em comunidade de Jequiá da Praia

“Estamos oficialmente em uma ditadura”, diz Flávio Bolsonaro sobre prisão domiciliar

Alfredo Gaspar repudia “ditadura da toga” após decisão de Moraes sobre prisão domiciliar de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
