Prefeitura de Maceió promove mutirão de limpeza na orla da capital
Data serve de alerta para a preservação de mares, rios e mangues; ação uniu mais de 200 pessoas

Mais de 200 pessoas se uniram em prol do meio ambiente, neste sábado (16), para um mutirão de limpeza visando o recolhimento de resíduos descartados de forma irregular na faixa de areia de diversos pontos da orla de Maceió. A atividade, organizada pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), aconteceu em alusão ao Dia Mundial da Limpeza e serve de alerta para a preservação de mares, rios e mangues da capital.
A ação foi dividida em quatro polos: Pontal da Barra, Pajuçara, Guaxuma e Garça Torta, neste último ponto foi instalada uma tenda da Alurb, com a distribuição de materiais para a coleta de resíduos e kits do evento. As ações tiveram a parceria do Instituto Biota, Coletivo Praia Limpa, Grupo Mulheres do Brasil, Guerreiros do Oceano e da ONG Nosso Mangue.
Além da limpeza na faixa de areia, o Ecoboat esteve atuando nas piscinas naturais e próximo à faixa de areia, locais onde diversos banhistas frequentam e que necessitam de uma atenção especial devido à vida marinha existente na área e o descarte de materiais que ocorre.
Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb, destaca a importância da data e de seu significado na preservação do meio ambiente.
"O Dia Mundial da Limpeza é celebrado no dia 16 de setembro, mas deve ser praticado durante todo o ano. Queremos que as pessoas sintam que a responsabilidade de cuidar do lixo é compartilhada entre Poder Público e a população. Então, o mutirão com esses parceiros, além de recolher o lixo, serve como conscientização", disse.
Todos os participante ganharam luvas, sacolas plásticas e recipientes para coletar vidro em segurança. Ademais, após o café da manhã com frutas e bastante água, todos realizaram um alongamento antes de iniciar a coleta.
A líder do Grupo Mulheres do Brasil Maceió, um dos parceiros da Prefeitura na ação, fala sobre a necessidade de entender e preservar cada vez mais a natureza.
"Uma data tão importante no mundo inteiro hoje sendo difundida. Todas as organizações que trabalham com a parte sustentável unidas em prol da limpeza das praias do nosso país. Nós, que somos um país de praias belíssimas, mas que infelizmente a população ainda não é conscientizada com relação à utilização adequada dessas praias. Então retirar esses materiais que são descartados de forma incorreta é importantíssimo para que a nossa população possa usufruir de praias limpas, de um meio ambiente sustentável, limpo e adequado para a utilização", afirmou.
Os itens mais encontrados durante o tempo em que os participantes percorreram toda a extensão da faixa de areia foram garrafas de vidro, garrafas PET, tampas de plástico, restos de medicamentos, bitucas de cigarro e embalagens em geral. Ao final da atividade, todo esse material passou por uma triagem e ganhou a destinação correta.
Uma das representantes do Grupo Guerreiros do Oceano, Juliana Krisam, explica o poder que uma ação conjunta como esta tem de evitar prejuízos para a vida marinha.
"É uma data linda e importante. Faz a gente lembrar da necessidade de cuidar do oceano, pois ele possibilita a vida aqui na Terra. Nossa busca pela preservação deve ser intensa, sem pausa. Encontramos muitos microplásticos, além de itens maiores, o que contribui para a extinção de espécies marinhas de grande importância", frisou.
Kedyna Tavares reforça a importância da ação para conscientizar as pessoas e cuidar do meio ambiente.
"Foi uma mega ação, em diversos pontos de forma simultânea. Ainda contamos com grandes parceiros nessa luta que é manter o meio ambiente a salvo das pessoas que não tem a consciência de cuidar, de descartar corretamente seu lixo e não prejudicar os biomas existentes na natureza", completou a diretora.
Últimas notícias

Base governista na Câmara de Maceió apresenta sinais de desgaste

Luciano Amaral assume presidência do PSD com missão de aumentar a bancada do partido em 2026

Homem é detido após furtar e tentar agredir segurança em shopping de Maceió

Acusado de ataque que deixou homem paraplégico em Alagoas é preso em Mato Grosso

Novas imagens da perseguição ao jovem de 16 anos morto pela PM em Palmeira dos Índios são divulgadas

Na Rússia, Lula participa de jantar com Vladimir Putin nesta quinta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
