Meio ambiente

Prefeitura de Maceió promove mutirão de limpeza na orla da capital

Data serve de alerta para a preservação de mares, rios e mangues; ação uniu mais de 200 pessoas

Por 7Segundos com Assessoria 17/09/2023 11h11
Prefeitura de Maceió promove mutirão de limpeza na orla da capital
Dia Mundial da Limpeza: Prefeitura promove mutirão de limpeza na orla da capital. - Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió.

Mais de 200 pessoas se uniram em prol do meio ambiente, neste sábado (16), para um mutirão de limpeza visando o recolhimento de resíduos descartados de forma irregular na faixa de areia de diversos pontos da orla de Maceió. A atividade, organizada pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), aconteceu em alusão ao Dia Mundial da Limpeza e serve de alerta para a preservação de mares, rios e mangues da capital.

A ação foi dividida em quatro polos: Pontal da Barra, Pajuçara, Guaxuma e Garça Torta, neste último ponto foi instalada uma tenda da Alurb, com a distribuição de materiais para a coleta de resíduos e kits do evento. As ações tiveram a parceria do Instituto Biota, Coletivo Praia Limpa, Grupo Mulheres do Brasil, Guerreiros do Oceano e da ONG Nosso Mangue.

Além da limpeza na faixa de areia, o Ecoboat esteve atuando nas piscinas naturais e próximo à faixa de areia, locais onde diversos banhistas frequentam e que necessitam de uma atenção especial devido à vida marinha existente na área e o descarte de materiais que ocorre.

Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb, destaca a importância da data e de seu significado na preservação do meio ambiente.

"O Dia Mundial da Limpeza é celebrado no dia 16 de setembro, mas deve ser praticado durante todo o ano. Queremos que as pessoas sintam que a responsabilidade de cuidar do lixo é compartilhada entre Poder Público e a população. Então, o mutirão com esses parceiros, além de recolher o lixo, serve como conscientização", disse.

Todos os participante ganharam luvas, sacolas plásticas e recipientes para coletar vidro em segurança. Ademais, após o café da manhã com frutas e bastante água, todos realizaram um alongamento antes de iniciar a coleta.

A líder do Grupo Mulheres do Brasil Maceió, um dos parceiros da Prefeitura na ação, fala sobre a necessidade de entender e preservar cada vez mais a natureza.

"Uma data tão importante no mundo inteiro hoje sendo difundida. Todas as organizações que trabalham com a parte sustentável unidas em prol da limpeza das praias do nosso país. Nós, que somos um país de praias belíssimas, mas que infelizmente a população ainda não é conscientizada com relação à utilização adequada dessas praias. Então retirar esses materiais que são descartados de forma incorreta é importantíssimo para que a nossa população possa usufruir de praias limpas, de um meio ambiente sustentável, limpo e adequado para a utilização", afirmou.

Os itens mais encontrados durante o tempo em que os participantes percorreram toda a extensão da faixa de areia foram garrafas de vidro, garrafas PET, tampas de plástico, restos de medicamentos, bitucas de cigarro e embalagens em geral. Ao final da atividade, todo esse material passou por uma triagem e ganhou a destinação correta.

Uma das representantes do Grupo Guerreiros do Oceano, Juliana Krisam, explica o poder que uma ação conjunta como esta tem de evitar prejuízos para a vida marinha.

"É uma data linda e importante. Faz a gente lembrar da necessidade de cuidar do oceano, pois ele possibilita a vida aqui na Terra. Nossa busca pela preservação deve ser intensa, sem pausa. Encontramos muitos microplásticos, além de itens maiores, o que contribui para a extinção de espécies marinhas de grande importância", frisou.

Kedyna Tavares reforça a importância da ação para conscientizar as pessoas e cuidar do meio ambiente.

"Foi uma mega ação, em diversos pontos de forma simultânea. Ainda contamos com grandes parceiros nessa luta que é manter o meio ambiente a salvo das pessoas que não tem a consciência de cuidar, de descartar corretamente seu lixo e não prejudicar os biomas existentes na natureza", completou a diretora.