Educação

Pesquisa aponta panorama de educação para alunos PCD no estado

Alagoas possui três centros de Educação Especial

Por 7Segundos 22/09/2023 15h03 - Atualizado em 22/09/2023 16h04
Pesquisa aponta panorama de educação para alunos PCD no estado
Sala de aula - Foto: Ascom Pilar

O portal Terra realizou uma pesquisa mostrando o panorama do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em todo o país no ano de 2022, segundo os dados fornecidos pelo Ministério da Educação (MEC), 94% dos professores não têm formação para lidar com alunos com deficiência.

A mesma pesquisa revela também os dados do estado de Alagoas mostrando que dos 37.375 professores regentes no estado, somente 2% possuem formação continuada em Educação Especial, representando um valor de aproximadamente 747 do total. Além disso, também foi dito que o estado possui ao menos 1.114 professores do AEE, no entanto, menos da metade destes possuem formação continuada em Educação especial, representando 31,4% dos profissionais.

Em contato com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) foi informado que Alagoas possui ao menos três centros de educação especial, o Cyro Accioly, especializado no atendimento a pessoas com deficiência visual; o Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez Joelina Cerqueira (CAS), que atende a comunidade surda; e o Centro Wandette Gomes de Castro, referência no atendimento a estudantes autistas, disléxicos ou com superdotação. Além dos três centros, a rede estadual conta com 201 escolas com salas de recursos, nas quais esses estudantes também são atendidos.

Além da estrutura, foi informado que em 2021 foram ofertadas pela primeira vez 342 vagas para professor de educação especial. Atualmente, estes profissionais atuam nas salas de recurso das escolas.