Leonardo Dias destaca sua atuação nos bairros em afundamento de solo durante seminário
Dias foi convidado devido ao seu trabalho na Comissão Especial Parlamentar dos Bairros em Afundamento de Solo
Nesta segunda-feira (25), o vereador Leonardo Dias (PL) participou de um seminário regional proposto pela Câmara Federal, através do deputado Alfredo Gaspar (União Brasil), que discutiu sobre os danos sociais, ambientais e econômicos causados pelo afundamento de solo, em Maceió.
Dias foi convidado devido ao seu trabalho na Comissão Especial Parlamentar dos Bairros em Afundamento de Solo (CEPBAS), que propôs e presidiu na Câmara Municipal de Maceió (CMM) entre os anos de 2021 e 2022.
Em seu pronunciamento, o vereador destacou o trabalho desempenhado na comissão, que gerou diversas iniciativas que têm como objetivo aliviar o sofrimento das mais de 60 mil pessoas que precisaram deixar suas residências devido à tragédia provocada pela mineradora Braskem, nos bairros do Bebedouro, Pinheiro, Mutange, Bom Parto e Farol.
“Durante o trabalho na CEPBAS, realizei diversas visitas, que gerou iniciativas importantes como a lei da Braskem, que destinaria 50% do valor acordado entre o Município e a Braskem diretamente para os moradores que deixaram suas casas. Além disso, 25% seria investido nas áreas de entorno e o restante seria utilizado nas áreas de maior vulnerabilidade da cidade. A iniciativa foi aprovada na Câmara, mas foi vetada pelo Executivo. Então, a partir daí, passamos a trabalhar no Fundo de Amparo ao Morador [FAM], que está tramitando na Câmara de Maceió, para que possamos debater sobre a utilização do recurso”, ressaltou.
Além da lei da Braskem, Leonardo Dias destacou sua emenda à lei 6.900, de 2018, que prevê isenção de IPTU e ISS para imóveis residenciais e comerciais das regiões de entorno às áreas atingidas. O vereador explicou ainda que bairros como Chã de Bebedouro, Bom Parto e parte do Farol também serão contemplados pela anistia tributária.
“Essa foi uma iniciativa em conjunto. A lei previa isenção até junho de 2024, mas estamos prorrogando para 31 de dezembro de 2028. Além disso, estamos expandindo a área com as regiões do entorno, como Chã de Bebedouro, Bom Parto e parte do Farol. Cada bairro será contemplado de acordo com as maiores dificuldades da população”, complementou.
Últimas notícias
Corpo de homem desaparecido é encontrado próximo à Feira do Troca, em Palmeira dos Índios
Adolescentes são flagrados por câmeras cometendo vandalismo no Jacintinho
Gabriel Medina escolhe Alagoas para curtir o fim de ano e compartilha momentos
Austrália celebra chegada de 2026 com espetáculo de fogos no porto de Sydney
Explosão durante incêndio em supermercado deixa bombeiros feridos na fronteira entre Brasil e Uruguai
Homem é assassinado a tiros dentro de casa em Matriz do Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
