Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Alagoas traz diversas atividades abertas ao público
Com apoio da Secti, eventos ocorrem de 16 a 20 de outubro

A 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) já começou em Alagoas com diversas atividades abertas ao público. Na segunda (16), o secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Silvio Bulhões, participou da cerimônia de abertura da Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete 2023), que ocorreu na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e faz parte da SNCT.
Com o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, o evento, que ocorre até o dia 20, concentra-se nos debates acerca da interligação cada vez mais urgente entre as CT&Is como impulsionadoras do progresso Eco Sustentável em Alagoas, no Brasil e no mundo.
Concomitantemente, ocorrem, também, oficinas, mostras e workshops voltados a estudantes e professores do ensino fundamental e médio, abordando energia eólica, os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), plantas medicinais, tintas naturais, libras, dentre outros, em tom lúdico e acessível para todas as idades.
Durante a abertura do evento, o secretário Silvio Bulhões destacou como a Secti e o Governo de Alagoas enxergam nessas atividades a possibilidade de sublinhar o compromisso compartilhado de fomentar a pesquisa, a tecnologia e a inovação no ensino fundamental e médio.
“É um momento muito simbólico, que entra em consonância com o que o país vive atualmente, em que podemos dizer, livre e orgulhosamente, que fazemos e acreditamos na ciência, que enxergamos as CT&Is como vetores de desenvolvimento econômico e social do nosso país como um todo”, destacou o secretário, ao acrescentar: “Muitas vezes a gente não consegue calcular os impactos que um evento como esse causa nos nossos jovens e nas nossas crianças, mas o fazemos com a esperança e um fundo de certeza que, seja aqui em Maceió, em Santana do Ipanema, em Delmiro Gouveia ou em qualquer parte do Estado, uma pequena centelha de iniciativa surja a partir do que esses jovens exporão e assistirão aqui durante a semana e que talvez isso seja o suficiente para catalisar mudanças na vida dessas pessoas e abrir um horizonte com novas possibilidades e oportunidades”, completou Bulhões.
Para a realização dessas atividades foram feitas parcerias com 230 escolas em 10 municípios de Alagoas, mostrando que o Governo de Alagoas tem como objetivo a popularização e a democratização da ciência.
Estiveram também presentes na solenidade Josealdo Tonholo, reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Fábio Guedes, diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Eunice Palmeira, Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), entre outras personalidades.
Últimas notícias

Pai de aluno invade escola em Arapiraca para tomar satisfação sobre advertência sofrida pelo filho

Homens armados efetuam disparos e tentam invadir residências na zona rural de Girau do Ponciano

Presidente de Assoc. de Mototaxistas de Palmeira pede troca de comando na SMTT

Homem é espancado por clientes de lanchonete após deixar arma cair durante assalto no Jardim Esperança

Estudo revela desigualdades de gênero e raça em livros didáticos

Ufal cadastra bolsistas do Programa Pé-de-Meia Licenciaturas até 11 de julho
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
