Aprovado projeto de lei do deputado Alexandre Ayres que institui Política Estadual de Atenção à Oncologia Pediátrica em Alagoas
O projeto de lei institui uma linha de cuidados específica para o câncer infantojuvenil

O Plenário da Casa de Tavares Bastos aprovou, em segunda votação, o Projeto de Lei 294/2023, de autoria do deputado estadual Alexandre Ayres (MDB), que institui a Política Estadual de Atenção à Oncologia Pediátrica em Alagoas. O objetivo da matéria é buscar o aumento dos índices de cura e a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes com suspeita e/ou diagnóstico de câncer que tenham de zero a 19 anos.
A medida destaca as seguintes diretrizes da Política de Atenção à Oncologia Pediátrica: respeito à dignidade humana, à igualdade e à não discriminação, promovendo a melhoria das condições de assistência à saúde das crianças e adolescentes com câncer infantojuvenil. Além disso, garante o tratamento diferenciado, universal e integral às crianças e aos adolescentes, priorizando o diagnóstico precoce, equidade no acesso por meio de protocolos clínicos de gravidade e prioridade para o acesso ao serviço especializado e inclusão e participação plena e efetiva na sociedade das crianças e adolescentes com câncer, proporcionando melhor qualidade de vida durante e após o tratamento.
O projeto de lei institui uma linha de cuidados específica para o câncer infantojuvenil, para fortalecer os processos de regulação como garantia de acesso ao diagnóstico precoce, tratamento integral, reabilitação e cuidados centrados na família, define serviços atualmente habilitados em oncologia pediátrica para o tratamento do câncer infantojuvenil, implanta sistema informatizado como plataforma estadual única e transparente de regulação do acesso aos pacientes com casos suspeitos ou confirmados de câncer infantojuvenil, além de implantar serviço de teleconsultoria para apoio ao diagnóstico precoce e seguimento clínico adequado durante e após o processo de diagnóstico e tratamento, de acordo com as melhores evidências científicas.
"Aprimorar a habilitação e contratualização dos serviços de referência, garantindo o acesso da população referenciada a serviços assistenciais de qualidade, conforme legislação vigente do Ministério da Saúde; e monitorar continuamente a qualidade assistencial dos serviços prestados, por meio de indicadores específicos do câncer infantojuvenil, dando transparência aos resultados assistenciais de cada serviço", informa o documento.
Na justificativa, o deputado ressalta que o Projeto de Lei tem o objetivo de buscar o aumento dos índices de sobrevida, redução da mortalidade, redução do abandono ao tratamento e a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes com câncer, por meio de ações de prevenção, detecção precoce, tratamento, assistência social e cuidados paliativos.
“A proposta é um ganho ímpar na atenção e tratamento à oncologia pediátrica. Esse projeto irá contribuir com o diagnóstico precoce e, consequentemente, com a redução da mortalidade por câncer infanto-juvenil. Irá também aumentar a sobrevida dos pacientes, garantindo qualidade de vida a criança e adolescentes seus familiares”, reforçou Alexandre Ayres, destacando, ainda, outro ponto importante que esse projeto traz, que são os cuidados paliativos imprescindíveis para quem enfrenta um câncer, principalmente crianças e adolescentes. "Ainda há muito o que se fazer, mas com toda a certeza esse projeto vem somar todos os esforços na melhoria da oncologia em Alagoas”, afirmou.
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
