Mundo

Brasileiros precisam sair "o mais rápido possível" de Gaza, diz embaixador do Brasil na Palestina

Alessandro Candeas afirmou que "as perspectivas são de rápida degradação das condições de vida e segurança" na região

Por Terra Brasil 30/10/2023 12h12 - Atualizado em 30/10/2023 12h12
Brasileiros precisam sair 'o mais rápido possível' de Gaza, diz embaixador do Brasil na Palestina
guerra - Foto: Reprodução

O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, afirmou nesta segunda-feira, 30, que os brasileiros na Faixa de Gaza precisam "ser autorizados a sair o mais rápido possível" da região.

Segundo o embaixador, as condições de vida e segurança na região podem se deteriorar rapidamente.


"Aguardamos, há 3 semanas, a abertura da fronteira entre Gaza e Egito para poder transportar os brasileiros até o Cairo, de onde tomarão o voo da FAB. Enquanto aguardamos, e a espera é demasiadamente longa e preocupante, estamos lutando para que os brasileiros não sejam afetados pela catástrofe humanitária que assola Gaza. As perspectivas são de rápida degradação das condições de vida e segurança", disse em mensagem enviada à imprensa.

Candeas comunicou que a equipe diplomática está alugando casas para abrigar os brasileiros, com objetivo de protegê-los dos ataques aéreos. O embaixador também informou que o governo federal está enviando recursos para que os brasileiros consigam comprar alimentos, água, gás e medicamentos.

"A questão está sendo tratada no nível político máximo. A plena abertura de um corredor humanitário pela ONU deve contribuir. Há centenas de estrangeiros na mesma situação dos brasileiros", completou Candeas.

Trinta e quatro civis permanecem aguardando a abertura da fronteira. Entre eles, estão 24 brasileiros e 9 palestinos.

A aeronave VC-2 (Embraer 190), pertencente à Presidência da República, permanece em Cairo, no Egito, aguardando a chegada desses brasileiros para iniciar o processo de repatriação ao Brasil.