Maceió

Social do Ronda localiza e orienta família de idosa perdida no Terminal do Benedito Bentes

Os profissionais do Social conseguiram localizar familiares da mulher

Por 7Segundos com Assessoria 03/11/2023 19h07
Social do Ronda localiza e orienta família de idosa perdida no Terminal do Benedito Bentes
A idosa é morada do Salvador Lyra há 20 anos, é aposentada, possui uma cuidadora que, apesar disso, deixou a mulher sozinha - Foto: Reprodução

Graças à intervenção da Equipe de Mobilização e Articulação Social do Ronda no Bairro, acabou bem o caso de uma idosa de 90 anos, com problemas auditivos e de memória, perdida no Terminal do Benedito Bentes, em Maceió, na tarde desta quinta-feira (2). O Social foi acionado após uma rede de informações sobre a ocorrência que começou com o COPOM e terminou com a senhora levada para o 5º Batalhão por meio de policiais da Força-Tarefa.

Já com a idosa na RB VTR 01 do próprio programa, os profissionais do Social conseguiram localizar familiares da mulher que se comprometeram em ampliar os cuidados de atenção e médicos dos quais ela necessita.

“Logo após o acolhimento, levamos a idosa para nossa sala do Social na base Benedito Bentes e iniciamos a busca por mais informações a respeito dela, que estava um pouco agitada. Obtivemos relatos de que ela moraria próximo ao Supermercado Bom Dia, no Salvador Lyra, também nas proximidades de uma igreja evangélica.
Paralelo a isso, acionamos a Assessoria de Comunicação que fez postagem nas redes sociais do RB, pedindo ajuda para localizarmos os parentes dela. Depois disso, colocamos a vítima na viatura e fomos ao ponto de referência inicial que tínhamos.

Ao chegarmos ao local, a idosa afirmou que havia lembrado sobre como voltar para casa. Na rua indicada por ela, os vizinhos confirmaram que a senhora morava mesmo ali, e que ela sempre saía e voltava para a residência”, relatou a chefe do Social do ronda, Vanessa Castro.

Ainda conforme os relatos colhidos na residência da senhora, ela é morada do Salvador Lyra há 20 anos, é aposentada, possui uma cuidadora que, apesar disso, deixou a mulher sozinha, e que uma sobrinha da mulher toma conta do cartão do banco dela e é responsável pelo pagamento de alguns especialistas médicos, como um geriatra.

“Além da sobrinha, também entramos em contato com outro sobrinho dela e orientamos pela necessidade de a família dar atenção maior, assim como acompanhamento com outros médicos especialistas, já que a idosa apresenta problemas de audição e memória. Eles entenderam a nossa orientação como equipe psicossocial e garantiram que iriam procurar ajuda para melhora do quadro da parente. Também orientamos pela urgência de um acompanhante diário para a idosa”, explicou a chefe do Social do Ronda.

Ao final da ocorrência, a Equipe de Mobilização e Articulação Social fez a ficha de encaminhamento para o CREAS Santa Lúcia, região de moradia da idosa.