Maceió

Maceió é a 4° capital do Nordeste com maior incidêndia de raios

O levantamento é do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT)

Por 7Segundos 16/11/2023 09h09
Maceió é a 4° capital do Nordeste com maior incidêndia de raios
Maceió é a 16° cidade de Alagoas com a maior densidade de raios - Foto: Shutterstock

Maceió é a 4° capital do Nordeste com maior incidência de raios, com uma densidade de descargas de 0,92190 por km²/ano. Os dados são do Grupo de Eletricidade Atmosférica.

Segundo o estudo, a capital alagoana, dentre as capitais, está atrás apenas de São Luís, Teresina e Fortaleza. Além disso, Maceió é a 16° cidade de Alagoas com a maior densidade de raios, e a 4561° colocada no ranking de densidade nacional.

Já o Brasil é o país com o maior número de incidência de raios no mundo, a cada 50 mortes por raio no mundo, uma ocorre no Brasil. São 835 mortes e 266 pessoas hospitalizadas vítimas de descargas elétricas na última década.

78 milhões de raios caem no território nacional por ano, principalmente na estação do ano do verão, com 43% do número total, seguido pela primaveira, com 33%. A estação do ano com menos raios é o inverno, com 8%.

A alta quantidade no número de raios e vítimas é justificado pelo Brasil ser o país tem o maior território e a maior população, dentre os países da região tropical, região na qual existem mais tempestades em períodos mais quentes, o que geram os raios.

De 2000 a 2019, foram 2194 mortes no Brasil vítimas de descargas elétricas, sendo São Paulo o maior com número de mortes, com cerca de 327 mortes no período. O perfil de vítimas com maior ocorrência é de homens com idade entre 20 e 29 anos.