SSP promove seminário sobre qualidade de vida para as mulheres da segurança pública
Evento reuniu 200 agentes para discutir temas como saúde mental e equidade de gênero no serviço público

A Chefia de Políticas de Segurança à Mulher da Secretaria da Segurança Pública (SSP) realizou, nesta quarta-feira (22), o 1° Seminário de Promoção da Qualidade de Vida no Trabalho para a Mulher da Segurança Pública de Alagoas. O evento, que discutiu o diálogo e o fortalecimento da rede de apoio às mulheres, aconteceu na Associação Comercial de Maceió, localizada no bairro do Jaraguá.
O curso contou com a presença de mais de 200 homens e mulheres das polícias Militar, Civil e Científica, além de integrantes do Corpo de Bombeiros. Eles participaram de palestras e mesas de discussão com o objetivo de estimular reflexões sobre o machismo e as desigualdades de gênero, ampliando o entendimento do tema.
A primeira palestra foi ministrada pela coronel BM Camila Paiva, chefe de Políticas Públicas de Segurança à Mulher, que falou sobre o machismo ao longo da história, a importância da rede de apoio dentro das corporações e no ambiente familiar, e de iniciativas que busquem erradicar as desigualdades de gênero. Como exemplo, o curso de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica para Profissionais da Segurança Pública, coordenado pela Chefia de Ensino Integrado da SSP.
%20(6).jpeg)
Em agosto, o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, determinou que a instrução se tornasse obrigatória para todo o efetivo, garantindo que todo o efetivo adquira conhecimentos para prestar um atendimento humanizado para vítimas de violência de gênero.
Segundo a coronel Camila, os debates gerados em ações como essa podem auxiliar os gestores na tomada de decisões. “Com esse evento, estamos construindo um debate qualificado sobre a busca por equidade nas condições de trabalho dos homens e mulheres que trabalham para oferecer um serviço de excelência à população alagoana. Entender como as questões de gênero impactam o desempenho das nossas profissionais ajuda os gestores na construção de uma segurança pública mais justa, equânime e eficiente. Temos alcançado conquistas históricas nesse sentido ao longo dos últimos anos, e as instituições têm demonstrado que pretendem seguir avançando nesse sentido” afirmou.
%20(3).jpeg)
O seminário contou ainda com a palestra da sargento da Aeronáutica, Camila Assad, que tratou dos aspectos legais que envolvem as relações de trabalho das mulheres, e com uma mesa redonda conduzida pela médica Chris Decoti e pelas majores Franciane Siqueira, do Corpo de Bombeiros do Paraná, e Inês Valões, da Polícia Militar de Alagoas, que debateram questões ligadas à saúde mental e à qualidade de vida da mulher agente de segurança pública.
Últimas notícias

Avô é preso por abusar sexualmente de própria neta de 11 anos em União dos Palmares

Prefeito de Arapiraca entrega praça modernizada no bairro Cavaco nesta sexta (12)

Cabo Bebeto cobra Sesau por atrasos em repasses que afetam equoterapia e hospitais públicos

Setembro Amarelo em destaque: loja realiza encontro com psicóloga e experiências de autocuidado às clientes

Prefeita Ceci participa da subida ao Horto do Padre Cícero com romeiros de Atalaia

Polly Abu Hana e Henrique Costa são eleitos para a gestão da Uncisal no quadriênio 2025-2029
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
