Brasil

No Palácio do Planalto, Arthur Lira participa da solenidade de instalação da Comissão Nacional do G20

Esta é a primeira vez que o Brasil assumirá a presidência do G20, com o lema ‘Construindo um mundo justo e um planeta sustentável

Por 7Segundos com Assessoria 23/11/2023 14h02 - Atualizado em 23/11/2023 15h03
No Palácio do Planalto, Arthur Lira participa da solenidade de instalação da Comissão Nacional do G20
No Palácio do Planalto, Arthur Lira participa da solenidade de instalação da Comissão Nacional do G20 - Foto: Reprodução

O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira (PP), participou na manhã desta quinta-feira (23) da solenidade de instalação da Comissão Nacional do G20 - grupo que reúne as maiores economias do mundo. A solenidade realizada no Palácio do Planalto foi comandada pelo presidente Lula (PT) e contou com a participação também com a participação dos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Roberto Barroso, do Banco Central, Roberto Campos Neto, de ministros e autoridades.

“Esta é a primeira vez que o Brasil assumirá a presidência do G20, com o lema ‘Construindo um mundo justo e um planeta sustentável’. A Câmara dos Deputados atuará em conjunto com o governo brasileiro para focar o trabalho em três eixos: inclusão social e o combate à fome e à pobreza; transição energética e o desenvolvimento sustentável; e a reforma da governança global. Temos clareza do papel e da importância do Brasil no panorama global e trabalharemos para somar esforços nesta pauta de trabalho vital para nossas nações e para o mundo”, disse Arthur Lira.

A Comissão Nacional para a Coordenação da Presidência Brasileira do G20 é integrada por 39 órgãos da Administração Federal. A presidência brasileira do G20 compreenderá mais de uma centena de reuniões em diversos níveis e em ambas as trilhas do grupo, que culminará em uma reunião de Cúpula, prevista para 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro.

Na abertura da reunião, o presidente Lula destacou que a presidência do G20 é um dos eventos internacionais mais importantes que o Brasil vai assumir a responsabilidade de coordenar e que este é um momento histórico para o País. O mandatário complementou que sua expectativa é fomentar ainda mais a pauta da desigualdade, fome e pobreza, que vem trabalhando desde o início de sua gestão. “Não é mais humanamente explicável o mundo tão rico, com tanto dinheiro atravessando o Atlântico, e a gente ainda ter tanta gente passando fome”, reiterou.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, explicou que o evento é a conclusão da fase preparatória para o Brasil assumir a presidência do G20, a partir do dia 1º de dezembro. “A presidência brasileira do G20 será uma ocasião ímpar para projetar imagem renovada do Brasil e apresentar a visão de liderança em termos de cooperação internacional e debate das grandes questões econômicas e sociais. Será, portanto, uma das principais prioridades da política externa brasileira ao longo dos próximos 12 meses”, destacou Vieira.