Justiça

Parada LGBTQIAPN+ de Maceió terá trajeto reduzido segundo determinação judicial

A organização do evento inicialmente se negou a cumprir a decisão

Por 7Segundos 26/11/2023 13h01 - Atualizado em 26/11/2023 13h01
Parada LGBTQIAPN+ de Maceió terá trajeto reduzido segundo determinação judicial
Bandeira LGBTQIA+ - Foto: Divulgação

A 21ª Parada LGBTQIAPN+ de Maceió, que será realizada neste domingo (26), terá um trajeto menor do que o inicialmente planejado, segundo nota da Prefeitura de Maceió, isso foi feito para garantir a segurança dos participantes e a continuidade de outros eventos programados para o mesmo dia na orla da cidade.

A decisão foi tomada pela Justiça, que atendeu a um pedido da Prefeitura de Maceió. A autorização inicial da prefeitura previa um trajeto de 2,5 quilômetros, que coincidia com o de outros eventos, como o Natal de Todos Nós e o Maceió com Respeito.

A decisão judicial determina que a parada seja realizada apenas no trecho compreendido entre a Avenida Silvio Carlos Viana (em frente à Praça Sete Coqueiros) até o estacionamento do Jaraguá.

A organização do evento inicialmente se negou a cumprir a decisão, mas um de seus líderes foi conduzido à Central de Flagrantes e liberado logo após afirmar que a parada seguirá pelo trajeto liberado pelo município e validado judicialmente.

A decisão judicial foi dada ontem à noite (25), pelo juiz plantonista Jamil Amil Albuquerque.

A nota divulgada hoje(26) ainda afirma que, "levou-se em consideração, como prioridade, o público vulnerável (crianças, idosos e pessoas portadoras de deficiência)".

Confira a nota na íntegra:

NOTA

A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã de Maceió informa que para garantir a continuidade dos festejos natalinos e outros eventos na orla, como Maceió com Respeito e a Marcha da Maconha, a Justiça determinou que o percurso da Parada LGBTQIAPN+ neste domingo à tarde seja entre a Avenida Sílvio Carlos Viana (em frente à Praça Sete Coqueiros) e o estacionamento do Jaraguá.

Levou-se em consideração, como prioridade, o público vulnerável (crianças, idosos e pessoas com deficiência).

A princípio, a organização do evento se negou a cumprir a decisão judicial, um de seus líderes foi conduzido à Central de Flagrantes e liberado logo após afirmar que a parada seguirá pelo trajeto liberado pelo município e validado judicialmente.

A decisão judicial foi dada ontem à noite, pelo juiz plantonista Jamil Amil Albuquerque.

De modo que, o Natal de Todos Nós e outros eventos seguem hoje sua programação normal, assim como a comunidade LGBTQIAPN+ fará seu evento.