Parada LGBTQIAPN+ volta a ocorrer na orla da Ponta Verde após justiça derrubar decisão
Em nota da prefeitura, evento teria seu trajeto reduzido
O Juiz Hélio Pinheiro Pinto derrubou, neste domingo (26), a decisão judicial que proibia a realização da Parada LGBTQIAPN+ na orla da Ponta Verde. A nova decisão determina que o evento seja realizado no mesmo dia, horário e trajeto previamente estabelecido.
A justificativa para a mudança de decisão é que a programação da Parada já vinha sendo ajustada com as autoridades competentes há muito tempo. “Não me parece razoável às vésperas do evento, após todos os contratos terem sido previamente fechados, determinar uma mudança brusca na logística do evento”, declarou o desembargador.
A Parada LGBTQIAPN+ é um evento anual que celebra a diversidade sexual e de gênero. A edição deste ano estava prevista para ocorrer às 15h, na orla da Ponta Verde, em Maceió.
Em nota através do Instagram a prefeitura afirmou que acatando a decisão judicial, estaria suspendendo as programações de Natal e a Rua Fechada que é realizada aos domingos.
Entenda o ocorrido:
A 21ª Parada LGBTQIAPN+ de Maceió, que será realizada neste domingo (26), terá um trajeto menor do que o inicialmente planejado, segundo nota da Prefeitura de Maceió, isso foi feito para garantir a segurança dos participantes e a continuidade de outros eventos programados para o mesmo dia na orla da cidade.
A decisão foi tomada pela Justiça, que atendeu a um pedido da Prefeitura de Maceió. A autorização inicial da prefeitura previa um trajeto de 2,5 quilômetros, que coincidia com o de outros eventos, como o Natal de Todos Nós e o Maceió com Respeito.
A decisão judicial determina que a parada seja realizada apenas no trecho compreendido entre a Avenida Silvio Carlos Viana (em frente à Praça Sete Coqueiros) até o estacionamento do Jaraguá.
A organização do evento inicialmente se negou a cumprir a decisão, mas um de seus líderes foi conduzido à Central de Flagrantes e liberado logo após afirmar que a parada seguirá pelo trajeto liberado pelo município e validado judicialmente.
A decisão judicial foi dada ontem à noite (25), pelo juiz plantonista Jamil Amil Albuquerque.
A nota divulgada hoje(26) ainda afirma que, "levou-se em consideração, como prioridade, o público vulnerável (crianças, idosos e pessoas portadoras de deficiência)".
Confira a nota na íntegra:
NOTA
A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã de Maceió informa que para garantir a continuidade dos festejos natalinos e outros eventos na orla, como Maceió com Respeito e a Marcha da Maconha, a Justiça determinou que o percurso da Parada LGBTQIAPN+ neste domingo à tarde seja entre a Avenida Sílvio Carlos Viana (em frente à Praça Sete Coqueiros) e o estacionamento do Jaraguá.
Levou-se em consideração, como prioridade, o público vulnerável (crianças, idosos e pessoas com deficiência).
A princípio, a organização do evento se negou a cumprir a decisão judicial, um de seus líderes foi conduzido à Central de Flagrantes e liberado logo após afirmar que a parada seguirá pelo trajeto liberado pelo município e validado judicialmente.
A decisão judicial foi dada ontem à noite, pelo juiz plantonista Jamil Amil Albuquerque.
De modo que, o Natal de Todos Nós e outros eventos seguem hoje sua programação normal, assim como a comunidade LGBTQIAPN+ fará seu evento.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
