Justiça

Parada LGBTQIAPN+ volta a ocorrer na orla da Ponta Verde após justiça derrubar decisão

Em nota da prefeitura, evento teria seu trajeto reduzido

Por 7Segundos 26/11/2023 14h02 - Atualizado em 26/11/2023 15h03
Parada LGBTQIAPN+ volta a ocorrer na orla da Ponta Verde após justiça derrubar decisão
Bandeira LGBT - Foto: Cecilie Johnsen/ Unsplash

O Juiz Hélio Pinheiro Pinto derrubou, neste domingo (26), a decisão judicial que proibia a realização da Parada LGBTQIAPN+ na orla da Ponta Verde. A nova decisão determina que o evento seja realizado no mesmo dia, horário e trajeto previamente estabelecido.

A justificativa para a mudança de decisão é que a programação da Parada já vinha sendo ajustada com as autoridades competentes há muito tempo. “Não me parece razoável às vésperas do evento, após todos os contratos terem sido previamente fechados, determinar uma mudança brusca na logística do evento”, declarou o desembargador.

A Parada LGBTQIAPN+ é um evento anual que celebra a diversidade sexual e de gênero. A edição deste ano estava prevista para ocorrer às 15h, na orla da Ponta Verde, em Maceió.

Em nota através do Instagram a prefeitura afirmou que acatando a decisão judicial, estaria suspendendo as programações de Natal e a Rua Fechada que é realizada aos domingos.

Entenda o ocorrido:

A 21ª Parada LGBTQIAPN+ de Maceió, que será realizada neste domingo (26), terá um trajeto menor do que o inicialmente planejado, segundo nota da Prefeitura de Maceió, isso foi feito para garantir a segurança dos participantes e a continuidade de outros eventos programados para o mesmo dia na orla da cidade.

A decisão foi tomada pela Justiça, que atendeu a um pedido da Prefeitura de Maceió. A autorização inicial da prefeitura previa um trajeto de 2,5 quilômetros, que coincidia com o de outros eventos, como o Natal de Todos Nós e o Maceió com Respeito.

A decisão judicial determina que a parada seja realizada apenas no trecho compreendido entre a Avenida Silvio Carlos Viana (em frente à Praça Sete Coqueiros) até o estacionamento do Jaraguá.

A organização do evento inicialmente se negou a cumprir a decisão, mas um de seus líderes foi conduzido à Central de Flagrantes e liberado logo após afirmar que a parada seguirá pelo trajeto liberado pelo município e validado judicialmente.

A decisão judicial foi dada ontem à noite (25), pelo juiz plantonista Jamil Amil Albuquerque.

A nota divulgada hoje(26) ainda afirma que, "levou-se em consideração, como prioridade, o público vulnerável (crianças, idosos e pessoas portadoras de deficiência)".

Confira a nota na íntegra:

NOTA

A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã de Maceió informa que para garantir a continuidade dos festejos natalinos e outros eventos na orla, como Maceió com Respeito e a Marcha da Maconha, a Justiça determinou que o percurso da Parada LGBTQIAPN+ neste domingo à tarde seja entre a Avenida Sílvio Carlos Viana (em frente à Praça Sete Coqueiros) e o estacionamento do Jaraguá.

Levou-se em consideração, como prioridade, o público vulnerável (crianças, idosos e pessoas com deficiência).

A princípio, a organização do evento se negou a cumprir a decisão judicial, um de seus líderes foi conduzido à Central de Flagrantes e liberado logo após afirmar que a parada seguirá pelo trajeto liberado pelo município e validado judicialmente.

A decisão judicial foi dada ontem à noite, pelo juiz plantonista Jamil Amil Albuquerque.

De modo que, o Natal de Todos Nós e outros eventos seguem hoje sua programação normal, assim como a comunidade LGBTQIAPN+ fará seu evento.