Infraestrutura

Prefeitura de Maceió realiza contenção definitiva em encosta no Petrópolis

Obra vai levar segurança ao local e tranquilidade aos moradores que viviam com medo de deslizamentos nos períodos de chuva

Por 7Segundos com Assessoria 08/12/2023 11h11
Prefeitura de Maceió realiza contenção definitiva em encosta no Petrópolis
Barreira que fica no conjunto João Sampaio representa risco para a população - Foto: Ascom Seminfra

Moradores do conjunto João Sampaio, localizado no bairro do Petrópolis, são os mais novos contemplados pelas obras de contenção definitiva de encosta. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) já iniciou os serviços que irão garantir segurança e tranquilidade a quem vive no local.

A barreira do João Sampaio está recebendo a tecnologia de solo grampeado com aparelhos de drenagem, eficazes para evitar o deslizamento do talude.

Essa é uma das 20 encostas onde a Prefeitura de Maceió tem atuado somente em 2023 para levar conforto às famílias que viviam em situação de risco na capital alagoana. Destas, 15 já foram concluídas e cinco estão com as ações em andamento.

Das 20, em sete foram implantadas obras de contenção definitiva, em decorrência do avançado estado de degradação em que as barreiras se encontravam. Elas ficam no Tabuleiro do Martins, Chã de Bebedouro, Jacintinho, Benedito Bentes, Petrópolis e Poço.

Outras treze recebem serviços de proteção de encosta com tecnologia de geocomposto de concreto jateado, usada comumente em encostas que apresentam menor risco de deslizamento, mas que tem a principal função de evitar o agravamento da erosão em situação futura. Elas estão localizadas, Jacintinho, Cruz das Almas, Fernão Velho e Riacho Doce.