Geral

Lula entra pessoalmente no caso Braskem e chama para reunião autoridades e políticos de Alagoas

Lula quer entender a dimensão do problema. JHC deverá prestar esclarecimentos sobre a real situação da região afetada.

Por 7Segundos com G1 11/12/2023 20h08 - Atualizado em 11/12/2023 21h09
Lula entra pessoalmente no caso Braskem e chama para reunião autoridades e políticos de Alagoas
Ao colapsar a mina 18, uma mancha branca emergiu na água da Lagoa Mundaú e pode ter contaminado o local - Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu entrar pessoalmente no caso Braskem e chamou para uma reunião no Palácio do Planalto nesta terça-feira (12) autoridades e políticos de Alagoas. Foram convidados:

Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados
Renan Filho, ministro dos Transportes
Paulo Dantas, governador do estado
Renan Calheiros, senador (MDB-AL)
Rodrigo Cunha, senador
Fernando Farias, senador
João Henrique Caldas, prefeito de Maceió

Uma mina de sal-gema da empresa em Maceió entrou em colapso e afundou o terreno de partes da capital alagoana. A lagoa de Mundaú tomou o terreno. A população teve que deixar a área.

Lula quer entender a dimensão do problema. JHC deverá prestar esclarecimentos sobre a real situação da região afetada.

Alguns dos temas que devem ser tratados devem ser as dificuldades que o afundamento do solo gerou para os pescadores de Maceió e a crise de moradia para aqueles que tiveram que deixar suas casas. A Caixa Econômica Federal deverá ser acionada para essa questão.

Também há uma urgência em enviar a população para partes mais elevadas de Maceió.

CPI da Braskem


No Palácio do Planalto, há uma preocupação com uma CPI que está sendo discutida no Senado para investigar o caso Braskem.

O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, tem tentado evitar instalação da CPI. O senador Renan Calheiros (MDB-AL) tem número de indicações mínimas e quer instalar a comissão nesta semana.

O governo tenta evitar o confronto entre Renan, que é um aliado, e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), um dos líderes do Centrão e figura política com quem o Planalto não quer atritos. A CPI é vista como uma possibilidade de embates entre os dois parlamentares alagoanos.