Secretaria de Prevenção à Violência realiza busca ativa por dependentes químicos na Praça Sinimbu
A ação integrada mobilizou equipes da Rede Acolhe, do Ronda do Bairro e da Casa de Direitos de Maceió
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) realizou nesta quinta-feira (14) uma ação integrada de busca ativa por dependentes químicos e atendimento a pessoas em situação de rua na Praça Sinimbu, em Maceió. A ação resultou em 11 atendimentos sociais, além de três direcionamentos para retirada da documentação básica.
A Seprev mobilizou as equipes da Rede Acolhe, do Ronda do Bairro e da Casa de Direitos de Maceió com o objetivo de aproximar os serviços disponibilizados pelo Governo do Estado de quem mais precisa.
“Foi um trabalho muito importante, pois conseguimos sensibilizá-los sobre os riscos do uso de álcool e outras drogas e divulgamos os meios de comunicação oficiais para que essas pessoas busquem ajuda. Muitas vezes, o indivíduo não aceita o acolhimento no momento, mas depois nos procura para ser atendido”, explica a coordenadora do Centro de Acolhimento de Maceió, Julyanna Gomes.
A chefe da equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda do Bairro, Vanessa Castro, destacou que, com as ações itinerantes, o Estado consegue oferecer dignidade para as pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, abrindo caminho para mudança de vida.
“Por isso, a Seprev tem intensificado as ações itinerantes junto à população em situação de rua. O cronograma contempla abordagens a dependentes químicos para a oferta do tratamento gratuito, entre outros serviços essenciais com o intuito de assegurar direitos fundamentais a este público”, afirmou Vanessa Castro.
As buscas ativas realizadas pela Seprev acontecem duas vezes ao mês e incluem atendimentos psicológicos e sociais à população para garantir seu acesso a serviços públicos e sua participação ativa na sociedade.
Últimas notícias
Mulher é arremessada após colisão entre moto e caminhão em Arapiraca
Capelinha de Jaraguá recebe mais de 100 casamentos em 2025; saiba como solicitar
Vamu Mobilidade anuncia período de cadastro e recadastro do cartão Escolar
Número de acidentes com motocicletas em Alagoas chega a quase 18 por dia
Com muito forró, Cultura na Praça celebra artistas da terra na última edição do ano
Defeito em estação de captação afeta abastecimento de água em Campestre
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
