Educação

Posse de estudantes em grêmios estudantis reafirma compromisso com gestão democrática

Secretária Jó Pereira empossa 150 estudantes e destaca força motriz para mudança e inovação

Por 7Segundos com Assessoria 15/12/2023 08h08
Posse de estudantes em grêmios estudantis reafirma compromisso com gestão democrática
Posse de alunos eleitos para grêmios estudantis - Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

A secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, empossou mais de 150 estudantes eleitos para os grêmios estudantis, nesta quinta-feira (14), em solenidade realizada na OAB-Alagoas, em Jacarecica.

Esta é a primeira vez que a Secretaria de Educação de Maceió (Semed) realiza uma cerimônia de posse de estudantes gremistas, promovendo uma gestão mais democrática dentro das escolas municipais.

O evento contou com a presença de cerca de 300 alunos, entre eleitos e integrantes do Pró-Grêmio, que participaram do processo eleitoral. As eleições ocorreram no início de dezembro em 19 escolas municipais que possuem turmas do 6° ao 9° anos e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai). Ao todo, 8.640 estudantes participaram do pleito.

Os grêmios estudantis são compostos por oito alunos e visam estimular a democracia e promover o diálogo contínuo entre estudantes, professores, diretores e coordenadores escolares das unidades de ensino da rede pública municipal, a fim de representar o corpo discente na comunidade escolar.

Futuro melhor


Dirigindo-se aos estudantes, Jó Pereira afirmou que o momento é histórico para o município de Maceió. "Hoje é um dia incrivelmente especial, não só para vocês, mas para toda a nossa rede de ensino. Ao assumirem suas posições nos grêmios estudantis, vocês estão dando um passo participativo na construção de um futuro melhor através da representação de sua comunidade escolar, crescendo não apenas vocês mesmos, mas sim todos ao seu redor", pontuou.

Refletindo sobre o papel vital que o grêmio pode desempenhar nas escolas, a secretária lembrou que "o grêmio estudantil é muito mais do que um grupo de alunos; é uma força motriz para a mudança e a inovação. Vocês são a ponte entre os estudantes e a administração, trazendo novas ideias, solucionando problemas e garantindo que a voz de cada aluno seja ouvida e valorizada. Ao participarem ativamente do grêmio, vocês não apenas enriquecem sua experiência educacional, mas também contribuem significativamente para a melhoria do ambiente escolar para todos", enfatizou.

A secretária ressaltou que é inovador ser parte da solução, ser a voz de cada um, mas ao mesmo tempo a voz de todos. "Identificar e apoiar iniciativas que ajudem os estudantes a melhorar seu desempenho, mas também criar um senso de comunidade e colaboração na escola deve ser uma das missões do grêmio. E garanto a vocês, a nossa é apoiá-los nessa jornada. Contem conosco. E lembrem-se, a educação é a ferramenta mais poderosa que vocês podem usar para mudar o mundo. Ela abre portas, derruba barreiras e ilumina mentes. E agora, como membros dos grêmios estudantis, vocês têm a oportunidade única de moldar essa ferramenta, tornando-a ainda mais eficaz e inclusiva para todos", frisou.

"Este é o momento de vocês brilharem, de mostrarem ao mundo o que os jovens de Maceió são capazes. Sejam curiosos, sejam corajosos, sejam gentis e, acima de tudo, sejam vocês mesmos, pois cada um de vocês é único e incrivelmente valioso para nossa comunidade. Parabéns a todos! Estou ansiosa para ver as maravilhas que realizarão. Vamos juntos construir um futuro melhor para a educação em nossa cidade", concluiu Jó Pereira.

Parceria


Por se tratar de um processo eleitoral, as eleições para os grêmios estudantis revelaram diferentes histórias, como é o caso de Jeferson Davi, 13 anos, da Escola Neide França.

Ele contou que era candidato à presidência pela Chapa 1, mas, mesmo não tendo sido eleito, foi convidado pela chapa oposta para compor o grêmio. “Está sendo uma aventura inovadora para mim. Eu era presidente da Chapa 1 e como a gente perdeu, o pessoal da Chapa 2 percebeu meu desempenho e me chamou”, comemorou.

Com apenas 13 anos, Carla Beatriz, aluna da Escola Municipal João Sampaio, foi eleita presidente do grêmio estudantil da unidade de ensino.

Ela falou sobre a motivação para participar do processo eleitoral e os planos à frente do grêmio. “O que me incentivou foi ver as pessoas ajudando a escola a melhorar. Eu me sinto especial fazendo parte desse momento, porque estou representando a minha escola. Minha expectativa é trazer melhorias para a infraestrutura da escola”, disse.

A posse dos gremistas contou com a presença da secretária-adjunta da Semed, Noêmia Barroso; da subsecretária de Gestão Pedagógica, Maria Vilma; da superintendente de Governança e Gestão Interna, Marcelle Telles; da presidente do Conselho Estadual de Educação, Marli Vidinha; e de Corinne Sciortino, da Unicef.

Os estudantes assistiram a uma palestra sobre o aplicativo “Poder Falar”, ministrada por Corinne Sciortino, e sobre o aplicativo “Aprender e Proteger”, com a assessora especial da Semed, Rita Ippolito, bem como participaram de uma mesa redonda sobre o protagonismo juvenil, com o tema “O papel do grêmio estudantil”, com Flávio Henrique e Tereza Gabriele, que integraram movimentos estudantis.

Ao final, os gremistas eleitos receberam de Jó Pereira, Noêmia e Maria Vilma certificados para o uso das atribuições do grêmio estudantil.

A Semed também homenageou a técnica Edileuza Maciel, com um certificado, por todo o trabalho e esforço para a reativação dos grêmios estudantis. Ao longo do processo, ela realizou mesas redondas com os estudantes para destacar a importância das entidades.