Saúde

UPA Arapiraca completa dois anos com mais de 300 mil atendimentos realizados

Unidade é referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia Ruana Padilha

Por Governo de Alagoas 15/12/2023 12h12
UPA Arapiraca completa dois anos com mais de 300 mil atendimentos realizados
Unidade de pronto atendimento - Foto: arquivo sesau

Criada para expandir a rede pré-hospitalar no Agreste e garantir assistência humanizada, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Arapiraca, localizada no bairro Itapoã, completa dois anos de funcionamento neste sábado (16), com o total de 342.261 atendimentos à população. A unidade é referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia, disponibilizando leitos de observação e de urgência.

Batizada de Noel Macedo, em homenagem ao empresário arapiraquense que atuava no ramo imobiliário e que morreu de Covid-19, em abril de 2020, a UPA é do tipo III, tem capacidade para atender até 350 pacientes por dia e funciona 24 horas, todos os dias da semana. Além de consultórios, salas de nebulização e gesso, a UPA de Arapiraca conta com laboratório e também realiza exames de raios-X e eletrocardiograma.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressalta que a unidade é um exemplo de resolutividade na saúde pública. “É um momento gratificante celebrar o aniversário da UPA Arapiraca, que ampliou a Rede Pré-Hospitalar no Agreste, garantindo a todos os usuários uma assistência humanizada e de qualidade. A UPA presta um atendimento intermediário entre a Atenção Básica e a Alta Complexidade, ela assegura assistência pré-hospitalar, deixando para os hospitais, apenas o atendimento de casos graves, como os traumas”, enfatizou.

A UPA Arapiraca faz parte do processo de regionalização da assistência à saúde, cuja descentralização promove equidade de acesso aos serviços de saúde. Os objetivos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) com esse processo de regionalização é oferecer equipamentos hospitalares e pré-hospitalares com atendimento humanizado para as populações do interior do Estado desafogando o Hospital Geral do Estado (HGE), localizado na capital alagoana.