Controladoria do Município aprova manual que define contratações diretas
Documento tem como base a Nova Lei de Licitações e Contratos, a Lei federal nº 14.133/2021, que estabelece normas gerais de licitação e contratação para as administrações públicas
A Controladoria Geral do Município aprovou o manual de normas e procedimentos para contratações diretas, em todo o âmbito do Poder Executivo da capital. O documento que foi publicado no Diário Oficial, busca qualidade, legalidade e responsabilidade fiscal na gestão dos recursos públicos.
Além disso, a CGM, através de inúmeras iniciativas que já estão em prática, tem empreendido esforços para melhorar a atuação governamental, a transparência e o controle prévio.
O Controlador Geral do município, José Neto, destacou a importância do manual para a transparência na administração pública. “A publicação do manual para contratações diretas, fundamentado na nova lei de licitações, é crucial para garantir transparência, uniformidade e legalidade nos processos.
Esse documento fornece diretrizes claras, orientando os envolvidos em contratações diretas sobre os procedimentos a serem seguidos. Além de fortalecer a transparência, essa iniciativa reforça o compromisso da gestão do prefeito JHC com a conformidade legal, contribuindo para uma gestão mais eficaz e responsável dos recursos públicos”, destacou.
O documento destaca ainda que os processos referentes à dispensa eletrônica deverão ser encaminhados à Controladoria-Geral do Município para emissão de Avaliação de Controle Interno antes dos procedimentos necessários no Portal Nacional de Contratações Públicas - PNCP.
Além disso, “ainda que nos casos de dispensa eletrônica de pequeno valor, estará dispensado da avaliação da Controladoria-Geral do Município, considerando a baixa complexidade da contratação”, diz um outro trecho da publicação.
Últimas notícias
Funcionário de casa de ração morre após sofrer infarto em Arapiraca
Duplicação da AL-115 entre Palmeira dos Índios e Igaci será inaugurada nesta sexta (19)
Blitz da Lei Seca provoca congestionamento de mais de cinco quilômetros
Prefeitura de Maceió convoca mais 41 professores aprovados em PSS da Educação
Padronização para horário de entrada e saída de hotéis começa a valer
Trama golpista: por unanimidade, STF condena cinco réus e absolve um
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
