Educação

Ifal: 1,3 mil candidatos negros têm até sexta para realizarem o processo de Heteroidentificação

A Heteroidentificação acontece pela internet, por meio da avaliação de arquivos enviados (fotos e vídeo) pelo candidato

Por 7Segundos com Assessoria 17/01/2024 11h11 - Atualizado em 17/01/2024 11h11
Ifal: 1,3 mil candidatos negros têm até sexta para realizarem o processo de Heteroidentificação
Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Foto: Assessoria

Encerra-se na próxima sexta-feira (19) o prazo para candidatos que se declararam negros, e foram aprovados no processo seletivo para os cursos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) atenderem, à 1ª Convocação para Procedimento de Heteroidentificação do Exame de Seleção 2024.1.1.

Cerca de 1,3 mil candidatos foram convocados. A lista com os nomes está no link https://copeve.ufal.br/index.p... 1ª Convocação é direcionada aos classificados e parte dos suplentes de 12 campi, são eles: Arapiraca, Batalha, Benedito Bentes, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Rio Largo, São Miguel dos Campos e Viçosa. Os candidatos dos campi Coruripe, Maceió, Santana do Ipanema e Satuba serão convocados posteriormente.

Na prática, os candidatos aprovados para uma das vagas dos cursos do Ifal dos campi acima citados, e que se autodeclararm negros (pretos e pardos), necessitam passar pelo processo de Heteroidentificação. Quem não se submeter, ou for desclassificado nesta etapa, não terá direito à vaga no curso que pretende cursar.

A Heteroidentificação acontece pela internet, por meio da avaliação de arquivos enviados (fotos e vídeo) pelo candidato e considera, tão somente, os aspectos fenotípicos dos participantes. Caso seja necessário, por decisão da Banca Examinadora, os candidatos também poderão passar por entrevista telepresencial/videoconferência ou até mesmo presencial.

A Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e o Núcleo Executivo de Processos Seletivos da Universidade Federal de Alagoas (Neps/Copeve/Ufal) são os organizadores do processo de Heteroidentificação e do Exame de Seleção do Ifal.

Para mais informações, a Fundepes possui uma Central de Atendimento ao Candidato pelo telefone (82) 2122 5327 ou pelo e-mail [email protected].