Lula cobra Vale sobre tragédia em Brumadinho: “5 anos e nada fez”
Rompimento da Barragem em Brumadinho (MG) causou 272 mortes e enorme devastação ambiental. Presidente cobrou apoio às vítimas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais para lembrar o marco de cinco anos da tragédia em Brumadinho (MG), completos nesta quinta-feira (25/1), e para cobrar ações de reparação da empresa mineradora. Segundo o chefe do Planalto, quase meia década após o rompimento da barragem “a Vale nada fez para reparar a destruição causada”.
“Hoje faz 5 anos do crime que deixou Brumadinho debaixo de lama, tirando vidas e destruindo o meio ambiente. 5 anos e a Vale nada fez para reparar a destruição causada”, escreveu o presidente, que cumpre agendas esta manhã no Palácio da Alvorada, antes de viagem a São Paulo.
O rompimento da barragem da Vale na Mina Córrego do Feijão, na cidade mineira, causou centenas de mortes e gerou grande devastação ambiental, além de destruir comunidades. Familiares dos mortos contabilizam 272 vítimas, levando em conta duas mulheres que estavam grávidas.
Acordos na Justiça
Um acordo para a reparação foi firmado dois anos depois, em 4 de fevereiro de 2021. Ele trata dos danos coletivos. Foram previstos investimentos socioeconômicos, ações de recuperação socioambiental, ações voltadas para garantir a segurança hídrica, melhorias dos serviços públicos e obras de mobilidade urbana, entre outras.
Em julho de 2019, a mineradora e o Ministério Público do Trabalho (MPT) assinaram um acordo para o pagamento das indenizações aos familiares dos trabalhadores que morreram e aos empregados sobreviventes.
Para a Associação dos Familiares das Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem em Brumadinho (Avabrum), esse processo indenizatório foi atropelado. A entidade considera que não houve negociação. Era aceitar a oferta ou recusar.
Uma reportagem especial do Metrópoles relatou os impactos do rompimento da barragem três anos após a tragédia.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
