Lula cobra Vale sobre tragédia em Brumadinho: “5 anos e nada fez”
Rompimento da Barragem em Brumadinho (MG) causou 272 mortes e enorme devastação ambiental. Presidente cobrou apoio às vítimas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais para lembrar o marco de cinco anos da tragédia em Brumadinho (MG), completos nesta quinta-feira (25/1), e para cobrar ações de reparação da empresa mineradora. Segundo o chefe do Planalto, quase meia década após o rompimento da barragem “a Vale nada fez para reparar a destruição causada”.
“Hoje faz 5 anos do crime que deixou Brumadinho debaixo de lama, tirando vidas e destruindo o meio ambiente. 5 anos e a Vale nada fez para reparar a destruição causada”, escreveu o presidente, que cumpre agendas esta manhã no Palácio da Alvorada, antes de viagem a São Paulo.
O rompimento da barragem da Vale na Mina Córrego do Feijão, na cidade mineira, causou centenas de mortes e gerou grande devastação ambiental, além de destruir comunidades. Familiares dos mortos contabilizam 272 vítimas, levando em conta duas mulheres que estavam grávidas.
Acordos na Justiça
Um acordo para a reparação foi firmado dois anos depois, em 4 de fevereiro de 2021. Ele trata dos danos coletivos. Foram previstos investimentos socioeconômicos, ações de recuperação socioambiental, ações voltadas para garantir a segurança hídrica, melhorias dos serviços públicos e obras de mobilidade urbana, entre outras.
Em julho de 2019, a mineradora e o Ministério Público do Trabalho (MPT) assinaram um acordo para o pagamento das indenizações aos familiares dos trabalhadores que morreram e aos empregados sobreviventes.
Para a Associação dos Familiares das Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem em Brumadinho (Avabrum), esse processo indenizatório foi atropelado. A entidade considera que não houve negociação. Era aceitar a oferta ou recusar.
Uma reportagem especial do Metrópoles relatou os impactos do rompimento da barragem três anos após a tragédia.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
