Política

Ronaldo Medeiros e Cabo Bebeto debatem sobre anistia aos réus do 8 de Janeiro

Os deputados divergiram do pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro em ato no último domingo (25)

Por Felipe Ferreira 01/03/2024 11h11
Ronaldo Medeiros e Cabo Bebeto debatem sobre anistia aos réus do 8 de Janeiro
Deputados divergiram sobre o pedido de anistia feito pelo ex-presidente Jair Bolsonaro - Foto: Ascom ALE

A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) foi palco para um debate sobre a possibilidade de anistia aos réus do 8 de Janeiro. A discussão foi protagonizada pelos deputados Ronaldo Medeiros (PT) e Cabo Bebeto (PL).

O deputado petista disse que a proposta do ex-presidente Jair Bolsonaro, em conceder anistia para as pessoas que depredaram a sede dos Três Poderes, é indecente.

“Já imaginou nós termos aqui, a sede do Poder Legislativo, invadido e depredado? O Tribunal de Justiça invadido e tudo quebrado? E depois o Palácio do Governo? E alguém defende a anistia para um crime desses contra a democracia, contra os poderes, contra as urnas eletrônicas, que são nosso patrimônio. Esse tipo de proposta só visa beneficiar o que elaborou esse ato”, disse Ronaldo Medeiros.

Contrário ao posicionamento do deputado petista, Cabo Bebeto (PL) esclareceu que o ex-presidente não fez nenhuma proposta, mas sim, um pedido. “Bolsonaro não tem nenhuma prerrogativa para apresentar proposta”, disse.

“Quem depredou, quem invadiu, que responda pelos seus atos. Mas o que vemos é uma punição desproporcional. Uma pessoa que quebrou uma cadeira pegando uma pena de 17 anos, enquanto um estuprador pega cinco ou seis anos. A pessoa que defende isso está vivendo fora da realidade”, disse Bebeto.

Os deputados discordaram, ainda, da eficácia da urna eletrônica brasileira. Ronaldo Medeiros disse que nosso sistema é um exemplo para o mundo. Por outro lado, Bebeto desdenhou da fala e disse que se nosso modelo fosse exemplar, os Estados Unidos utilizariam.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sugeriu anistia para as pessoas que depredaram a sede dos Três Poderes em Brasília, em ato na Paulista no último dia 25 de fevereiro.