Saúde

Prefeito JHC entrega UPA e nova praça na Santa Lúcia, parte alta de Maceió

Equipamentos garantem melhorias na qualidade de vida da população que mora na região

Por 7Segundos com Assessoria 11/03/2024 20h08
Prefeito JHC entrega UPA e nova praça na Santa Lúcia, parte alta de Maceió
Entrega da UPA Santa Lúcia - Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

O prefeito JHC entregou, nesta segunda-feira (11), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a nova praça da Santa Lúcia, parte alta de Maceió. A partir de agora, a população terá os serviços de urgência e emergência perto de casa e uma praça totalmente reformada para o convívio social.

“A UPA da Santa Lúcia chega para fortalecer a nossa rede de atenção à saúde do nosso município. Era uma demanda antiga da parte alta da nossa cidade, e essa UPA vai funcionar sete dias por semana, 24 horas, com a capacidade de entre 200 e 250 atendimentos por dia. E aqui nós vamos fazer todo o tratamento emergencial de média complexidade, que poderá também hoje, com a aquisição do Hospital da Cidade, ser encaminhado para uma atenção especializada” destacou JHC.

Esta é a primeira UPA construída e totalmente administrada pela atual gestão. O investimento foi de R$ 4,8 milhões e ela tem capacidade para atender até 250 pessoas por dia.

JHC salientou que a parte alta de Maceió nunca teve tanto volume de investimentos. “A gente fica feliz, em ver a alegria aqui da parte alta de estar recebendo essa UPA que é uma unidade tipo 3, ou seja, a maior que existe no país. Então, nós vamos conseguir, com certeza, aqui nesse local, atender milhares de pessoas”, completou JHC.

A Unidade conta com clínico geral, pediatria, ortopedia e traumatologia, atendimento odontológico, exames de radiologia, eletrocardiograma, exames laboratoriais e serviço social. O secretário de Saúde, Luiz Romero, destacou a importância da entrega. “Desde que foi inaugurada, há 14 dias, a UPA já atendeu mais de 1400 pessoas, ou seja, 113 atendimentos por dia. Certamente vai fortalecer muito a rede de atendimento da cidade”, disse o secretário.

João Santos, morador do bairro da Santa Lúcia, buscou atendimento para a filha. “Eu moro a 500 metros da UPA e antes eu precisava buscar atendimento longe de casa, no Tabuleiro e em Chã da Jaqueira. Mas agora, facilitou muito o nosso acesso à saude”, disse.

Nova praça

A nova praça da Santa Lúcia foi um investimento de R$ 223 mil e conta com 4.262 m². O espaço conta com passeio, parque infantil, praça de alimentação, quadra poliesportiva, quadra de areia e academia ao ar livre.

O morador Eduardo Mendonça, conhecido na região por Babalu, agradeceu à Prefeitura pelos novos equipamentos instalados na Santa Lúcia.

“Tudo que foi prometido, foi construído, que foi a arena, a arena de futebol, a de futebol, e a pracinha que as crianças brincam toda tarde. Esse novo espaço de lazer melhorou mais ainda a vida da nossa comunidade”, comemorou.

Participaram da solenidade os vereadores Galba Netto, Chico Filho, Fábio Rogério, Zerisson de Oliveira, Luciano Marinho, Alan Balbino, Rodolfo Barros, Brivaldo Marques, Dr. Valmir, os deputados federais Fábio Costa, Alfredo Gaspar.