Lei que concede vagas na rede privada para alunos de escolas públicas é promulgada
Em 2023, o então projeto de lei havia sofrido críticas do Sinteal
O presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Galba Netto, promulgou a lei de autoria do vereador Leonardo Dias, que concede vagas para alunos da Rede Pública em escolas privadas. A abertura de vagas acontecerá por meio de vouchers concedidos pela Prefeitura de Maceió.
Em 2023, quando o projeto foi apresentado pelo vereador Leonardo Dias (PL), houve grande repercussão e protestos por parte do Sindicado dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal).
Com a promulgação da Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Maceió vai regulamentar a lei, sobretudo quanto ao modo de efetivação do vale educacional.
Para receber o vale, a família do estudante deverá comprovar renda familiar de até três salários mínimos.
Os vales, que funcionam como uma espécie de voucher, serão destinados para alunos da Educação Básica quando o mesmo não encontrar vaga em escolas públicas. O Município vai escolher a escola privada levando em consideração a localização onde o aluno reside.
Aproximadamente 50 mil crianças e adolescentes estão fora das salas de aula devido a escassez de vagas nas escolas municipais, problema que se agravou com o afundamento do solo. A ideia do vereador Leonardo Dias visa atender essa demanda.
Sinteal
O presidente do Sinteal, Izael Ribeiro, enviou uma nota ao Portal 7Segundos sobre o vale educação promulgado pela Câmara Municipal.
O sindicato diz que o vereador Leonardo Dias busca uma solução simplista para um problema complexo, que tem por finalidade atacar a Educação Pública. Tanto o Sinteal quanto a CUT se colocam contrários a essa decisão por acreditar que as verbas deveriam ser destinadas à Rede Pública.
“Lutaremos até o final para que o recurso público seja aplicado na educação pública. Ao invés de valorizar os profissionais e a qualidade do ensino público, a Prefeitura de Maceió quer utilizar os recursos da Educação para mercantilizar a educação, numa proposta lamentável”, disse Izael.
Últimas notícias
Prefeitura de Penedo inicia projeto Cultura Presente na Praça na próxima sexta-feira, 22
Prefeitura de Penedo chega a final nacional do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2026
Marcelo Beltrão destaca fortalecimento dos municípios durante a XXVII Marcha em Brasília
Trabalho de Rafael Brito garante reajuste automático do piso do magistério para todos os professores
Projeto de Cabo Bebeto aprovado na ALE obriga escolas a comunicar pais sobre atividades de gênero
Semarh divulga previsão do tempo para esta quarta-feira (20) em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
