Lei que concede vagas na rede privada para alunos de escolas públicas é promulgada
Em 2023, o então projeto de lei havia sofrido críticas do Sinteal

O presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Galba Netto, promulgou a lei de autoria do vereador Leonardo Dias, que concede vagas para alunos da Rede Pública em escolas privadas. A abertura de vagas acontecerá por meio de vouchers concedidos pela Prefeitura de Maceió.
Em 2023, quando o projeto foi apresentado pelo vereador Leonardo Dias (PL), houve grande repercussão e protestos por parte do Sindicado dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal).
Com a promulgação da Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Maceió vai regulamentar a lei, sobretudo quanto ao modo de efetivação do vale educacional.
Para receber o vale, a família do estudante deverá comprovar renda familiar de até três salários mínimos.
Os vales, que funcionam como uma espécie de voucher, serão destinados para alunos da Educação Básica quando o mesmo não encontrar vaga em escolas públicas. O Município vai escolher a escola privada levando em consideração a localização onde o aluno reside.
Aproximadamente 50 mil crianças e adolescentes estão fora das salas de aula devido a escassez de vagas nas escolas municipais, problema que se agravou com o afundamento do solo. A ideia do vereador Leonardo Dias visa atender essa demanda.
Sinteal
O presidente do Sinteal, Izael Ribeiro, enviou uma nota ao Portal 7Segundos sobre o vale educação promulgado pela Câmara Municipal.
O sindicato diz que o vereador Leonardo Dias busca uma solução simplista para um problema complexo, que tem por finalidade atacar a Educação Pública. Tanto o Sinteal quanto a CUT se colocam contrários a essa decisão por acreditar que as verbas deveriam ser destinadas à Rede Pública.
“Lutaremos até o final para que o recurso público seja aplicado na educação pública. Ao invés de valorizar os profissionais e a qualidade do ensino público, a Prefeitura de Maceió quer utilizar os recursos da Educação para mercantilizar a educação, numa proposta lamentável”, disse Izael.
Últimas notícias

Treinamento com cães da PM leva à apreensão de drogas e munições em Arapiraca

Mais de cinco mil estudantes participam da primeira fase da Olimpíada Alagoana de Matemática

Secretaria do Trabalho divulga 2.517 vagas de emprego disponíveis esta semana no Sine Alagoas

Gasolina recua no início de agosto após nova proporção de etanol (E30) entrar em vigor

Fotógrafo da Globo é preso por tentativa de assassinato em frente à emissora

FPI do São Francisco visita Pau Ferro, a mais nova comunidade quilombola certificada em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
