Polícia

Perito criminal alagoano tem estudo apresentado em evento internacional sobre explosivos

Nos Estados Unidos, Gerard Deokaran vai apresentar pesquisa que poderá se tornar padrão mundial nas atividades periciais explosivistas.

Por 7Segundos com Polícia Científica 27/03/2024 19h07
Perito criminal alagoano tem estudo apresentado em evento internacional sobre explosivos
Perito criminal alagoano tem estudo apresentado em evento internacional sobre explosivos - Foto: Polícia Científica

A Polícia Científica de Alagoas será a única representante das forças de segurança pública estaduais de todo o país a participar de um importante treinamento internacional sobre explosivos. O evento, que será realizado em junho deste ano, contará com a apresentação de uma pesquisa científica realizada pelo perito criminal Gerard Deokaran que poderá se tornar padrão mundial nas atividades periciais explosivistas.

Gerard Deokaran, que atualmente está lotado no Instituto de Criminalística do Agreste, explicou que esse projeto científico tem como tema as investigações forenses de explosões químicas causadas por instabilidade química de explosivos pirotécnicos. O trabalho também apresenta importantes informações sobre o armazenamento indevido deste tipo de explosivo, que não estão conforme a legislação brasileira.

O trabalho será exibido na International In-Service Training & Expo (Treinamento em Serviço e Exposição Internacional) na cidade de Las Vegas, no estado de Nevada, nos Estados Unidos. O evento é organizado pela International Association of Bomb Technicians and Investigators (Associação Internacional de Investigadores e Técnicos em Bombas), da qual o perito é membro.

O perito criminal contou que esta foi a segunda vez que ele submeteu esse trabalho para apresentação nessa exposição. Nesse período, ele buscou maneiras de aperfeiçoar seus métodos, por meio de cursos dados em outros estados e com novas perícias, como a explosão ocorrida em março do ano passado, em uma fábrica e depósito de fogos de artifícios que funcionava clandestinamente no bairro do Benedito Bentes.

Com trabalhos aprovados e apresentados em vários eventos nacionais, como o Congresso Nacional de Criminalística, Interforensics e Encontro de Química Forense (ENQFor), Gerard disse estar preparado para esse novo desafio. Ele está lisonjeado em estar no meio dos maiores nomes da investigação de crimes com explosivos, e por representar Alagoas, único representante do Brasil nesse evento internacional.

“Foi com muita alegria que recebi o convite para palestrar no maior evento mundial na área de investigação de pós-explosão e desativação de explosivos. Em 2021, eu pude participar de forma on-line por conta da pandemia e tive uma experiência boa, conhecendo colegas que atuam nos Estados Unidos, Israel, Inglaterra e México. Este networking foi fundamental para avaliar o meu trabalho e implementar novas metodologias no Brasil e esta aprovação é o resultado de um trabalho contínuo onde vários colegas puderam contribuir de alguma forma”, enalteceu o perito alagoano.

Gerard falou ainda da felicidade em receber o convite de um dos diretores da associação para poder fazer a prova do certificado internacional de pós-explosão neste treinamento. O perito disse que será um grande desafio, para ele, aperfeiçoar o inglês para poder passar de maneira clara o trabalho desenvolvido pela Polícia Científica de Alagoas com a colaboração da Ufal e polícia federal no que diz respeito a investigação de crimes com explosivos e também colocar os conhecimentos a prova para saber se consigo obter a certificação.

“Esta oportunidade eu vejo como um divisor de águas para as perícias de explosões porque novos conhecimentos serão trazidos para o Brasil e já serão multiplicados no XXVII Congresso Nacional de Criminalística na qual sou coordenador da trilha de perícias de incêndios e explosões que provavelmente contará com palestrantes internacionais que também são membros da associação além de peritos e policiais militares de Alagoas que estão contribuindo para o desenvolvimento das perícias de explosões no Brasil”. destacou o Gerard.

A International In-Service Training & Expo terá como público técnicos explosivistas e investigadores de bombas e explosivos de vários países. Todas as palestras do evento têm o intuito de instruir investigadores dessa área, de forma que os procedimentos propostos possam ser adotados pelas forças de segurança de todo o mundo.