Polícia

Mais de 50 equipamentos de som são apreendidos no primeiro trimestre de 2024

Somente no feriadão da Semana Santa, Operação Na Base do Sossego confiscou 11 aparelhos em Maceió e Marechal Deodoro

Por 7Segundos com Assessoria 01/04/2024 17h05
Mais de 50 equipamentos de som são apreendidos no primeiro trimestre de 2024
Somente no feriadão da Semana Santa, foram 11 apreensões em Maceió e Marechal Deodoro - Foto: Ascom SSP

As forças de segurança pública seguem fechando o cerco contra a perturbação sossego alheio causado pelo uso abusivo do som. Onze equipamentos sonoros foram apreendidos no feriadão da Páscoa durante a operação Na Base do Sossego, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) e pelo Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM). No total, mais de 50 apreensões foram registradas no primeiro trimestre do ano.

Os materiais foram apreendidos pelas equipes nos bairros do Benedito Bentes e Vergel do Lago, em Maceió, e em Marechal Deodoro, na Região Metropolitana da Capital. Foram quatro apreensões em bares e quatro em residências, além de três após abordagens a veículos com paredões. Além das apreensões, autuações por infrações veiculares foram confeccionadas pelas irregularidades encontradas nos três dias de operação – sexta (29), sábado (30) e domingo (31).

Participaram da operação guarnições do 1º, 4º, 5º, 12º e 13º Batalhões da Polícia Militar, Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e da 4ª Companhia Independente (CPM/I), além do Serviço de Inteligência da SSP.



No total, a Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção da SSP, que supervisiona a operação, registrou 54 apreensões de aparelhos de som nos dois municípios nos três primeiros meses de 2024, sendo 37 delas somente em março. Desde que a ação integrada foi iniciada pela pasta em 2022, foram 366 materiais apreendidos, grande parte na região dos bairros do Jacintinho, Cidade Universitária, Benedito Bentes e Clima Bom. O Vergel do Lago é o que mais registra ocorrências com 126, de acordo com o levantamento.

De acordo com o chefe de Polícia Comunitária, da Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção, capitão Alex Acioli, a ação continuada tem colaborado com a redução de crimes contra a vida. Segundo ele, antes das apreensões são feitas visitas comunitárias, que chegaram a 158 no primeiro trimestre deste ano, para alertar as pessoas sobre a devida infração e penalidades.



“O trabalho preventivo e repressivo que temos realizado contra a perturbação do sossego, que para muitos é algo banal, possibilita que tenhamos cidades mais seguras e que registrem cada vez menos homicídios, uma vez que muitas ocorrências deste tipo de crime podem ser iniciadas numa briga após o uso irregular dos equipamentos de som. Garantindo mais tranquilidade, conseguimos assim diminuir os índices de mortes violentas no estado”, afirmou o oficial.

As denúncias para ajudar no combate aos crimes podem ser feitas através do número 181 ou pelo site https://disquedenuncia.seguranca.al.gov.br. O sigilo das informações é garantido por lei.