Cidadania

Escola Municipal cria cartilha anti-bullying para combater agressões nas salas de aula no Jacintinho

A iniciativa de criar a cartilha para lutar contra tal prática, promove debates e troca de experiências com toda a comunidade escolar

Por 7Segundos com Assessoria 07/04/2024 11h11
Escola Municipal cria cartilha anti-bullying para combater agressões nas salas de aula no Jacintinho
Cartilha explica o que é Bullying e ensina a identificar a prática - Foto: Ascom Semed

Neste domingo (07), é celebrado o Dia Nacional do Combate ao Bullying. A Escola Municipal Doutor Baltazar de Mendonça, localizada no bairro do Jacintinho, em Maceió, criou uma cartilha anti-bullying para abordar o tema de forma didática e lúdica com os alunos.

A iniciativa de criar a cartilha para lutar contra tal prática, promove debates e troca de experiências com toda a comunidade escolar.

Na cartilha “Não faça Bullying, faça amigos”, as crianças entendem o que é o Bullying, como ele acontece e como identificá-lo, através de leituras dinâmicas com imagens e jogos pedagógicos.

O material será distribuído para toda a comunidade escolar, para que os pais também tenham acesso às informações.

O objetivo do produto didático é desnaturalizar o Bullying, instruindo a comunidade escolar didaticamente sobre a prática e discutindo o seu enfrentamento, como explica a psicopedagoga Verônica Barboza.

“Com essa iniciativa, nossos alunos e suas famílias vão ter um material para instruí-los a identificar e lidar com situações de agressão. Queremos envolver os pais cada vez mais nessa causa, porque o combate ao Bullying começa dentro de casa”, lembrou.

A cartilha foi mais um degrau avançado de um trabalho que já vem sendo realizado na escola Baltazar de Mendonça, como explica a diretora Silvia Vasconcelos.

“Nós estamos muito orgulhosos do material que produzimos. A cartilha surgiu para somar forças às atividades anti-bullying que já realizamos. Desde o ano passado nós estamos realizando reuniões pedagógicas e projetos sobre respeito às diferenças e de prevenção ao Bullying”, relatou.

Para os pais, o manual é mais um passo importante para proteger as crianças de situações de Bullying e preconceito, como destaca Thamara Santiago, mãe da aluna Israelle Santiago, que passou por uma situação de racismo.

“Eu achei muito legal e interessante o conteúdo. As crianças vão levar para casa, os pais vão ver e também vão entender como lidar com essas situações. O combate ao bullying é feito também em família e precisamos ser amigos dos nossos filhos e prestar atenção em como acolhê-los”, disse.