Escola Municipal cria cartilha anti-bullying para combater agressões nas salas de aula no Jacintinho
A iniciativa de criar a cartilha para lutar contra tal prática, promove debates e troca de experiências com toda a comunidade escolar
Neste domingo (07), é celebrado o Dia Nacional do Combate ao Bullying. A Escola Municipal Doutor Baltazar de Mendonça, localizada no bairro do Jacintinho, em Maceió, criou uma cartilha anti-bullying para abordar o tema de forma didática e lúdica com os alunos.
A iniciativa de criar a cartilha para lutar contra tal prática, promove debates e troca de experiências com toda a comunidade escolar.
Na cartilha “Não faça Bullying, faça amigos”, as crianças entendem o que é o Bullying, como ele acontece e como identificá-lo, através de leituras dinâmicas com imagens e jogos pedagógicos.
O material será distribuído para toda a comunidade escolar, para que os pais também tenham acesso às informações.
O objetivo do produto didático é desnaturalizar o Bullying, instruindo a comunidade escolar didaticamente sobre a prática e discutindo o seu enfrentamento, como explica a psicopedagoga Verônica Barboza.
“Com essa iniciativa, nossos alunos e suas famílias vão ter um material para instruí-los a identificar e lidar com situações de agressão. Queremos envolver os pais cada vez mais nessa causa, porque o combate ao Bullying começa dentro de casa”, lembrou.
A cartilha foi mais um degrau avançado de um trabalho que já vem sendo realizado na escola Baltazar de Mendonça, como explica a diretora Silvia Vasconcelos.
“Nós estamos muito orgulhosos do material que produzimos. A cartilha surgiu para somar forças às atividades anti-bullying que já realizamos. Desde o ano passado nós estamos realizando reuniões pedagógicas e projetos sobre respeito às diferenças e de prevenção ao Bullying”, relatou.
Para os pais, o manual é mais um passo importante para proteger as crianças de situações de Bullying e preconceito, como destaca Thamara Santiago, mãe da aluna Israelle Santiago, que passou por uma situação de racismo.
“Eu achei muito legal e interessante o conteúdo. As crianças vão levar para casa, os pais vão ver e também vão entender como lidar com essas situações. O combate ao bullying é feito também em família e precisamos ser amigos dos nossos filhos e prestar atenção em como acolhê-los”, disse.
Últimas notícias
Vereador César Felizardo assegura R$ 500 mil em emenda da senadora Dra. Eudócia para Jequiá da Praia
Caetano Veloso e Maria Bethânia concorrem ao Grammy 2026 na categoria de Melhor Álbum de Música Global
TJAL entrega 156 títulos de propriedade em Maribondo na próxima segunda (10)
Lewis Hamilton celebra três anos de nacionalidade brasileira com mensagem nas redes sociais
Polícia investiga se tráfico ou roubo de moto estão ligados à morte de homem encontrado em cacimba
Trenzinho encanta estudantes da rede pública municipal durante a 11ª Bienal do Livro de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
