Escoamento de águas pluviais Município de Rio Largo fará desvio de galeria
O Município de Rio Largo já afirmou que fará o desvio da galeria
O Ministério Público do Estado (MPAL) atua na tutela de direitos coletivos, e defesa dos direitos fundamentais, tendo a obrigação de intervir para proteger a vida e a dignidade do cidadão. Discutir e encontrar mecanismos que garantam sua segurança deve ser considerado prioridade em quaisquer circunstâncias e, por isso, recentemente, através da Promotoria de Justiça de Satuba, reuniu-se com os prefeitos de Rio Largo e Satuba, bem como seus respectivos corpos técnicos, para resolver uma grave questão de escoamento de águas pluviais que passa por baixo de conjuntos habitacionais da cidade de Satuba. Como resposta, o Município de Rio Largo já afirmou que fará o desvio da galeria.
Nessa audiência, coordenada pelo promotor de Justiça Magno Alexandre Moura, com representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA), do Poder Executivo de Rio Largo e Satuba, para tratar do escoamento de águas pluviais nos dois municípios, ficou definido que eles devem apresentar um projeto executivo, bem como um cronograma para a execução.
Magno Moura salienta que a prevenção e os investimentos municipais tendem a fazer um somatório positivo evitando possível tragédia.
“A situação é preocupante e o Ministério Público interveio para que sejam adotadas medidas em caráter emergencial. Temos 167 residências correndo perigo diretamente e mais de 300 indiretamente, perfazendo um total de mais de 2 mil pessoas que precisam de respostas e elas só serão obtidas quando o problema for solucionado, pois da forma que se encontra os riscos são iminentes e graves e se não forem encontradas as ferramentas ideais poderemos registrar uma grande catástrofe, porque essas casas podem ser engolidas por crateras, devido às galerias abaixo das casas, e que podem romper com as fortes chuvas a exemplo do que já aconteceu no ano passado no conjunto Recanto dos Ventos”, explica o promotor.
Resultado
O membro ministerial afirma que os encaminhamentos adequados foram feitos, e da reunião recebeu a resposta que Rio Largo fará o desvio dessa galeria para que possa ser isolada pela Prefeitura de Satuba para evitar o perigo de vida das pessoas que moram na localidade, nessas casas que estão em cima dessas galerias pluviais. O caso requer ações urgentes.
“Dado encaminhamento, chegou-se à conclusão de como devem ser escoadas as águas pluviais , de Rio Largo para Satuba, pois da forma em que se encontra é impossível continuar. Pois coloca em risco a vida de pessoas em razão das galerias pluviais passarem por baixo dos residenciais e a permanência do problema é sinônimo de tragédia anunciada’, conclui.
É de incumbência dos Municípios a implantação de um sistema eficaz para o escoamento de águas pluviais, assegurando-o por meio de políticas efetivas, as quais estão sendo cobradas e acompanhadas pela Promotoria de Justiça de Satuba tendo à frente o promotor de Justiça Magno Moura.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
