Educação

Governo busca recursos adicionais para negociar greve, diz Camilo Santana

Ministro da Educação afirma no Senado que o MEC dialoga com professores em busca de uma proposta para acabar com a paralisação

Por Poder 360 16/04/2024 16h04
Governo busca recursos adicionais para negociar greve, diz Camilo Santana
Ministro da Educação, Camilo Santana - Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O ministro da Educação, Camilo Santana, disse nesta 3ª feira (16) que o governo federal busca recursos adicionais para negociar o fim da greve dos funcionários técnico-administrativos e professores de universidades e institutos federais. Como mostrou o Poder360, a paralisação das atividades engloba 21 instituições.

“O governo já sinalizou com recursos adicionais para que a gente possa negociar com os servidores técnicos e servidores, a questão, não só do plano [de cargos e salários], mas também do reajuste salarial para essa categoria”, afirmou o ministro na Comissão de Educação do Senado.

Segundo o ministro, o Orçamento do MEC (Ministério da Educação) “não comporta nenhuma mudança mais de qualquer incremento, seja em pessoal ou para servidor”.

“Então, será uma complementação orçamentária pelo espaço que o arcabouço fiscal já tem”, afirmou.

Camilo criticou as greves, porque segundo ele, o governo não fechou o diálogo com as categorias. “Greve para mim é quando não há mais diálogo, quando acabou negociação e qualquer possibilidade de negociação”, afirmou.

O ministro disse ainda que quem perde com a paralisação é o Brasil e os alunos.

Na comissão, o ministro da Educação defendeu que o projeto do Novo Ensino Médio “possa ser aprovado o mais rápido possível” pelo Senado.

A relatora da proposta, Professora Dorinha (União Brasil-TO), disse que o texto vai sofrer alterações e precisar voltar à Câmara, mas que deve ser apreciado em breve pelos senadores.

O chefe da Educação também comentou sobre o erro na divulgação dos resultados do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

“O problema foi um erro na hora de divulgar. Claro, abrimos uma investigação interna, vamos investigar. O erro foi que o sistema divulgou os resultados antes da hora de divulgar. Então a minha decisão como ministro foi 1º afastar pessoas responsáveis por isso. Abrimos a investigação para identificar os motivos”, afirmou.

Em relação às obras paradas na área da educação, Camilo disse que a demora se dá por causa da burocracia. “Vai ter mudança em decreto presencial, em portaria, para tentar desburocratizar”, declarou.