Maceió

Crianças do Projeto Social da Guarda Municipal participam de Circuito Alagoano de Judô Escolar

Crianças de 3 a 11 anos de idade brincaram e ganharam medalhas; ação contou com apoio da Secretaria de Esporte

Por 7Segundos com Assessoria 27/04/2024 16h04
Crianças do Projeto Social da Guarda Municipal participam de Circuito Alagoano de Judô Escolar
Edrick Santos, de 6 anos, ao lado da mãe, Ágata Santos - Foto: Cortesia

Mais de 50 crianças atendidas no Projeto Social Judô na Guarda Municipal de Maceió (GMM), desenvolvido há mais 13 anos, participaram na noite desta sexta-feira (26), do Circuito Alagoano de Judô Escolar. O torneio lúdico foi realizado no Colégio Marista, em Maceió.

Promovido pela Federação Alagoana de Esporte Escolar (FAEC) — que é vinculada à Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) — em parceria com a Secretaria de Esporte de Maceió, o festival foi uma atividade lúdica voltada ao lazer e à inserção de crianças na prática esportiva.

O secretário de Esportes da Semesp, Francisco Carlos do Nascimento, mais conhecido como Chicão, falou sobre a importância do esporte na vida das crianças.

“O judô é uma atividade educativa para a evolução física e psíquica das crianças, propaga a cultura da paz e ainda permite o desenvolvimento de habilidades motoras, quando praticado mais na infância. Então, esse momento é muito significativo para toda essa garotada. Muitos aqui podem, inclusive, se tornar atletas. A parceria com a Faec só veio para somar, valorizar nossa população mais carente por meio do esporte”, disse.

Participaram do evento crianças de 3 a 11 anos de idade, além de alunos do colégio e de outros municípios. Todas foram premiadas com medalhas da mesma cor. O ginásio da escola ficou lotado com pais, amigos e familiares que foram prestigiar o evento. Muitos pais, emocionados, eternizaram o momento durante a entrega das medalhas.

Família unida no tatame


“A gente começou praticando através do meu filho”, revelou a sensei Ágata Santos, enquanto aguardava a próxima dupla de crianças entrarem no tatame para aprender técnicas da arte marcial. Há dois anos, seu filho, Edrick Lima, de 6 anos, aprende judô no projeto da Guarda Municipal, localizado no Vergel do Lago.

“É muito satisfatório para a gente que participa, principalmente para mim. O meu filho que me carregou para o tatame. E hoje eu trouxe o meu esposo. Então, a família toda está unida”, afirmou Ágata Santos.

Arthur Porciúncula, pai de Guilherme Porciúncula, de três anos de idade, foi um deles. “Essa é a primeira competição que o meu filho participa. A gente sabe que o judô é um esporte que contribui bastante na formação do caráter da criança, na formação como cidadão. Sem dúvida, foi um momento muito importante que vai incentivá-lo, com certeza, a prosseguir no esporte por muito tempo", disse.

Mais 24 crianças e adolescentes, que também praticam o esporte na Associação das Famílias de Anjos do Estado de Alagoas (AFAEAL), organização sem fins lucrativos, que atende pessoas em estado de vulnerabilidade social, por meio da Federação Alagoana de Esporte Escolar de Alagoas e da Secretaria Municipal de assistiram com empolgação a competição da arquibancada.

O presidente da Faec, Iran Candido, agradeceu à Secretaria de Esportes de Maceió pelo apoio na visibilidade e na estrutura do Circuito. “A nossa filosofia de trabalho na federação é sempre buscar agregar valores da educação com os do esporte. Esse foi o diálogo feito com a Semesp, com o secretário Chicão! Hoje não nos atentamos ao desempenho, mas à alegria de vê-los brincar, se divertir”, concluiu.

Judô na Guarda


O Judô na Guarda teve início em 2010 como um projeto social para acolher crianças em situação de vulnerabilidade do bairro e da região da orla lagunar. Hoje são 202 famílias atendidas, entre crianças e adolescentes, a partir dos 4 anos, levando os ensinamentos do esporte que surgiu no Japão.