Uncisal anuncia campanha de Doação de Leite Humano
Banco de Leite da Maternidade Santa Mônica orienta as mães sobre a amamentação e também recebe a doação de leite materno e de frascos de vidro
“Amor em cada gota doada, vida em cada gota recebida”. Esse é o slogan para a mobilização do Dia Mundial de Doação de Leite Humano em 2024. A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) participa da campanha da Rede Global (rBLH), por meio das ações do Banco de Leite Humano da Maternidade Escola Santa Mônica (BLH/MESM), que é referência em Alagoas.
O Banco de Leite Humano da maternidade presta o serviço de apoio às mães que estão com dificuldade para amamentar, problemas para posicionar o bebê e dificuldade na pega. “As mães que procuram o serviço do Banco de Leite normalmente estão com dificuldade para amamentar devido a dores causadas por fissura, ingurgitamento mamário [mama empedrada], mastite, abscesso e obstrução de ducto”, esclareceu Andréa Pinheiro, coordenadora do BLH da MESM.

Mesmo sendo referência para o estado, o BLH da MESM necessita de doações para complementar a dieta dos recém-nascidos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal Convencional (UCINCo). “Infelizmente, o Banco de Leite não consegue dispor de leite pasteurizado para atender todos os bebês internos que precisam. Por esse motivo, sempre estamos solicitando doações em nossas redes sociais e na mídia, de forma geral”, ressaltou Andréa Pinheiro.
Para realizar a doação de leite materno, as mães devem entrar em contato com o BLH da MESM pelos números 3315-4434 e 98833-8808 (Whatsapp). O passo a passo inclui o preenchimento de cadastro e a apresentação de exames do pré-natal que, caso necessite atualizar, podem ser realizados na maternidade. Com a aprovação, a doação pode ser feita presencialmente, no BLH da MESM, ou pode ser agendada a entrega do kit para a coleta do leite na residência.
A população também pode participar da campanha, contribuindo com a doação de frascos de vidro, como os de café solúvel, para armazenamento de leite materno. A ação tem como objetivo arrecadar recipientes de vidro de 150ml até 300ml, com tampa plástica rosqueável (livre de BPA), para que sejam doados para o Banco de Leite Humano. As doações podem ser feitas no BLH da MESM ou a entrega pode ser agendada pelos números 3315-4434 e 98833-8808 (Whatsapp).
O Núcleo de Eventos e Qualidade de Vida no Trabalho (Neqvt) da Uncisal participa da campanha de doação de frascos de vidro neste mês de maio. Serão distribuídas caixas na recepção das unidades hospitalares e assistenciais da Universidade para que estudantes, servidores e a população em geral possa contribuir com frascos de vidro para armazenamento de leite materno. As doações serão destinadas ao Banco de Leite Humano da Maternidade Escola Santa Mônica.
O Banco de Leite Humano da Maternidade Escola Santa Mônica, unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, fica localizado na Avenida Comendador Leão, S/N, no bairro do Poço. O serviço funciona 24 horas, exceto domingo pela manhã.
Programação
O dia 19 de maio é celebrado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. A data marca o início da programação da Semana Estadual de Doação de Leite Humano, promovida pelo Banco de Leite Humano da Maternidade Escola Santa Mônica em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas. O objetivo é estimular a doação de leite humano, promover debates sobre a importância do aleitamento materno, sensibilizar toda sociedade da promoção e proteção ao aleitamento materno e da doação de leite humano.
Últimas notícias
PGE recomenda veto integral a projeto que limita taxas de planos de saúde
Governo muda regras de ICMS e flexibiliza regime para atacadistas sucessores
Natal de Arapiraca movimenta a cidade com programação cultural gratuita neste fim de semana
Governo amplia limite para créditos suplementares no orçamento de 2025
São Sebastião realiza 1º Fórum Municipal de Saúde e fortalece participação social nas políticas públicas
Governo doa terreno para construção de 400 casas populares em Murici
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
