Governador Paulo Dantas assina Pacto Nacional pela Consciência Vacinal
Projeto busca conscientizar a população sobre a importância da vacinação

O governador Paulo Dantas assina, nesta terça-feira (7), o termo de adesão ao “Pacto Nacional pela Consciência Vacinal”, durante cerimônia a ser realizada no Palácio República dos Palmares, em Maceió. O projeto é do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e busca conscientizar a população sobre a importância da vacinação prevista no Programa Nacional de Imunização (PNI) para a prevenção de doenças, visando à retomada da ampla cobertura vacinal no Brasil.
O evento contará com a presença do secretário de Estado da Saúde de Alagoas, médico Gustavo Pontes de Miranda; do conselheiro nacional do Ministério Público, Jayme de Oliveira; e do procurador-geral de Justiça de Alagoas, Lean Araújo, além de gestores e técnicos da Sesau e dos municípios alagoanos.
Entre os objetivos do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal está o compromisso de incentivar uma atuação coordenada e nacional entre o Ministério Público e órgãos e entidades envolvidos com a saúde pública. A iniciativa também busca reacender em parte da população brasileira uma consciência vacinal, para que o país possa ter uma retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura das vacinas.
O secretário de Estado da Saúde ressaltou a importância da vacinação para o controle das doenças infectocontagiosas. “O SUS [Sistema Único de Saúde] possibilita a vacinação de milhões de brasileiros de forma ágil e assertiva. Com os imunizantes aplicados de forma massiva na população, nós já conseguimos erradicar doenças no nosso país. Outro exemplo é a Covid-19, que só conseguimos enfrentá-la com as vacinas. Infelizmente, criou-se um discurso desfavorável aos imunizantes, mas precisamos combater essa narrativa que mata e assinar o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal do CNMP, que reforça o nosso compromisso com a saúde dos alagoanos”, afirmou o médico Gustavo Pontes de Miranda.
Criado em novembro de 2022, o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal já conta com a participação de mais de 170 instituições, como Ministério da Saúde; Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS); Conselhos Nacional e Municipal de Secretários de Saúde; Unicef, braço da Organização das Nações Unidas para a infância; e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Todos têm contribuído para potencializar a campanha vacinal no Brasil, e o governo de Alagoas chegará ao projeto para somar esforços pela causa.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de Lagoa da Canoa entrega mais de 20 toneladas de pescado na Semana Santa

Colisão entre carro e moto deixa duas mulheres feridas na AL-115, em Igaci

Homem é assassinado a tiros nas imediações da Ladeira da Moenda, em Maceió

Polícia Civil apura homicídio nas proximidades do CT do CRB; vítima não foi identificada

Na contramão do país, Alagoas reduz número de pessoas em situação de rua no 1⁰ trimestre de 2025

Ex-senador preso por estuprar a filha vai para prisão domiciliar
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
