Vigilância Sanitária recolhe 20 kg de resíduos de serviços de saúde contaminados
Descarte indevido dos materiais configura crime ambiental e infração sanitária

Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) recolheu, na última segunda-feira (6), no Poço, cerca de 20 kg de resíduos de serviços de saúde contaminados e descartados irregularmente em via pública.
No local, havia medicamentos com os prazos de validade vencidos, agulhas e seringas usadas. Todo o material foi encaminhado para o descarte adequado, após o acionamento da Delegacia de Crimes Ambientais.
De acordo com o chefe especial da Visa, Airton Santos, o ato é irregular e a empresa responsável pelo descarte responderá por crime ambiental e infração sanitária. “A Delegacia de Crimes Ambientais foi acionada para realizar a perícia e identificar qual o estabelecimento de saúde foi responsável pelo descarte. A empresa responsável pelo descarte irregular deverá responder por crime ambiental e infração sanitária, cuja multa pode chegar a R$ 38 mil, no caso de reincidência de infração”, afirmou.
O descarte de resíduos de saúde é de responsabilidade dos hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios, entre outros serviços, que devem possuir contrato com empresa especializada no gerenciamento do destino correto desse tipo de material para prevenir os riscos de contaminação do solo e da água.
A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 222/2018, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), regulamenta o gerenciamento das práticas corretas de descarte dos resíduos de saúde, sendo de cumprimento obrigatório pelos serviços.
Últimas notícias

“Descaso com a educação”, diz Teca Nelma sobre crise no transporte da rede municipal

Deputado Leonam critica uso de viaturas contra manifestação de policiais civis

Cabo Bebeto cobra do governo federal canais claros e acessíveis a vítimas da fraude do INSS

Coruripe recebe equipe do Hemoal para coleta externa de sangue nesta quinta (15)

Rodrigo Cunha acompanha obras de contenção em encostas do Vale do Reginaldo

Criança fica ferida após colisão entre motos na Avenida Fernandes Lima
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
