Saúde

Saúde inicia ações alusivas ao Dia Mundial Sem Tabaco

Comemorada em 31 de maio, a data reforça junto à população informações sobre os malefícios do cigarro, além de ressaltar a importância de adotar um estilo de vida saudável

Por 7Segundos com Assessoria 08/05/2024 14h02
Saúde inicia ações alusivas ao Dia Mundial Sem Tabaco
Servidores da pasta promoveram momento alusivo para abordar os prejuízos do uso do tabaco e incentivar uma vida saudável - Foto: Ascom SMS

Com o objetivo de destacar os riscos à saúde associados ao uso do tabaco e defendendo políticas eficazes para reduzir o seu consumo entre a população, a Secretaria de Saúde de Maceió realizou, nesta quarta-feira (8), a abertura da campanha do Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado dia 31 de maio, que neste ano será dedicado à proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco.

Organizado pela Coordenação Técnica de Promoção e Educação em Saúde e pelo Programa Municipal de Cessação do Tabagismo, em parceria com o Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Sass), o evento de abertura contou com a “Exposição de Fotos: Por Uma Vida Saudável” e a Feira Agroecológica da Central Roça Cooperativa, que trouxe produtos naturais e livres de agrotóxicos para incentivar o consumo de alimentos saudáveis aos servidores da pasta.

“A ideia de montarmos uma exposição na Secretaria foi justamente para que as pessoas que chegassem aqui olhassem de maneira muito clara e não cansativa, as maneiras como o cigarro faz mal à saúde. Mas não só apresentar os malefícios do uso do tabaco, como também mostrar os benefícios em parar de fumar desde os primeiros minutos, aliado às estratégias para conseguir parar, pois é algo possível”, afirmou Laís Porangaba, responsável técnica pelo Programa Municipal de Cessação do Tabagismo.

Em paralelo à temática sobre o uso do tabaco, os profissionais da SMS também trouxeram a importância de adotar um estilo de vida mais saudável através da prática de atividades físicas e alimentação saudável.

“Associado aos benefícios de parar de fumar, estamos reforçando também os benefícios de hábitos de vida saudável como uma boa alimentação, atividades físicas, um sono de qualidade e entre outros fatores, que são mudanças de hábitos de vida que favorecem tanto uma vida saudável para a sociedade quanto para indivíduos tabagistas, pois adotar um estilo de vida saudável contribui no processo de cessação do tabagismo”, completa Adriana Paffer, coordenadora de Promoção e Educação em Saúde da SMS.

Núcleos de tratamento ativos em Maceió

Pessoas que desejam parar de fumar podem participar dos Núcleos de Tratamento e Cessação do Tabagismo ativos em Maceió. Para ter acesso ao tratamento, o paciente não precisa de encaminhamento médico, basta ir ao Núcleo mais próximo de sua comunidade portando RG e cartão do SUS para fazer a inscrição.

Os núcleos estão situados nas seguintes Unidades de Saúde: II Centro de Saúde (Poço), João Paulo II (Jacintinho), Dídimo Otto (Benedito Bentes), Clínica da Família – José Aprígio Vilela (Benedito Bentes), Hospital Universitário e no Cesmac (Centro de Pesquisa Dr. Marco Mota).

Núcleo especial para servidores

Para ampliar o cuidado voltado às pessoas que desejam parar de fumar, o Sass criou um Núcleo de Cessação ao Tabagismo exclusivo para acompanhar e tratar os servidores da SMS. Para ter acesso ao tratamento, o servidor da saúde não precisa de encaminhamento médico, basta ir até o Sass, que fica nas salas 105 e 106 da SMS, portando RG e cartão do SUS para fazer o cadastro. O Serviço de Atenção à Saúde do Servidor funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18.

Para mais informações, entrar em contato no telefone (82) 3312-5494 ou através do e-mail [email protected].

Dia Mundial Sem Tabaco

O Dia Mundial sem Tabaco é celebrado no dia 31 de maio e trata-se de uma data para se refletir a respeito dos riscos associados ao uso do produto. O uso do tabaco é uma das principais causas de mortes evitáveis no mundo, sendo responsável por cerca de 8 milhões de mortes anualmente. Ele está associado ao desenvolvimento de diversos tipos de cânceres, além de contribuir para o desenvolvimento de doenças como úlcera gastrintestinal, catarata e osteoporose.

Em 2024, o mote da campanha é “Proteger as crianças da interferência da indústria do tabaco”. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os inquéritos nacionais mostram consistentemente que as crianças com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos, na maioria dos países, consomem tabaco e produtos de nicotina. Para proteger as gerações futuras e garantir que o consumo de tabaco continua a diminuir, a OMS dedicará este ano o Dia Mundial Sem Tabaco à proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco.