Saúde inicia ações alusivas ao Dia Mundial Sem Tabaco
Comemorada em 31 de maio, a data reforça junto à população informações sobre os malefícios do cigarro, além de ressaltar a importância de adotar um estilo de vida saudável

Com o objetivo de destacar os riscos à saúde associados ao uso do tabaco e defendendo políticas eficazes para reduzir o seu consumo entre a população, a Secretaria de Saúde de Maceió realizou, nesta quarta-feira (8), a abertura da campanha do Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado dia 31 de maio, que neste ano será dedicado à proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco.
Organizado pela Coordenação Técnica de Promoção e Educação em Saúde e pelo Programa Municipal de Cessação do Tabagismo, em parceria com o Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Sass), o evento de abertura contou com a “Exposição de Fotos: Por Uma Vida Saudável” e a Feira Agroecológica da Central Roça Cooperativa, que trouxe produtos naturais e livres de agrotóxicos para incentivar o consumo de alimentos saudáveis aos servidores da pasta.
“A ideia de montarmos uma exposição na Secretaria foi justamente para que as pessoas que chegassem aqui olhassem de maneira muito clara e não cansativa, as maneiras como o cigarro faz mal à saúde. Mas não só apresentar os malefícios do uso do tabaco, como também mostrar os benefícios em parar de fumar desde os primeiros minutos, aliado às estratégias para conseguir parar, pois é algo possível”, afirmou Laís Porangaba, responsável técnica pelo Programa Municipal de Cessação do Tabagismo.
Em paralelo à temática sobre o uso do tabaco, os profissionais da SMS também trouxeram a importância de adotar um estilo de vida mais saudável através da prática de atividades físicas e alimentação saudável.
“Associado aos benefícios de parar de fumar, estamos reforçando também os benefícios de hábitos de vida saudável como uma boa alimentação, atividades físicas, um sono de qualidade e entre outros fatores, que são mudanças de hábitos de vida que favorecem tanto uma vida saudável para a sociedade quanto para indivíduos tabagistas, pois adotar um estilo de vida saudável contribui no processo de cessação do tabagismo”, completa Adriana Paffer, coordenadora de Promoção e Educação em Saúde da SMS.
Núcleos de tratamento ativos em Maceió
Pessoas que desejam parar de fumar podem participar dos Núcleos de Tratamento e Cessação do Tabagismo ativos em Maceió. Para ter acesso ao tratamento, o paciente não precisa de encaminhamento médico, basta ir ao Núcleo mais próximo de sua comunidade portando RG e cartão do SUS para fazer a inscrição.
Os núcleos estão situados nas seguintes Unidades de Saúde: II Centro de Saúde (Poço), João Paulo II (Jacintinho), Dídimo Otto (Benedito Bentes), Clínica da Família – José Aprígio Vilela (Benedito Bentes), Hospital Universitário e no Cesmac (Centro de Pesquisa Dr. Marco Mota).
Núcleo especial para servidores
Para ampliar o cuidado voltado às pessoas que desejam parar de fumar, o Sass criou um Núcleo de Cessação ao Tabagismo exclusivo para acompanhar e tratar os servidores da SMS. Para ter acesso ao tratamento, o servidor da saúde não precisa de encaminhamento médico, basta ir até o Sass, que fica nas salas 105 e 106 da SMS, portando RG e cartão do SUS para fazer o cadastro. O Serviço de Atenção à Saúde do Servidor funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18.
Para mais informações, entrar em contato no telefone (82) 3312-5494 ou através do e-mail [email protected].
Dia Mundial Sem Tabaco
O Dia Mundial sem Tabaco é celebrado no dia 31 de maio e trata-se de uma data para se refletir a respeito dos riscos associados ao uso do produto. O uso do tabaco é uma das principais causas de mortes evitáveis no mundo, sendo responsável por cerca de 8 milhões de mortes anualmente. Ele está associado ao desenvolvimento de diversos tipos de cânceres, além de contribuir para o desenvolvimento de doenças como úlcera gastrintestinal, catarata e osteoporose.
Em 2024, o mote da campanha é “Proteger as crianças da interferência da indústria do tabaco”. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os inquéritos nacionais mostram consistentemente que as crianças com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos, na maioria dos países, consomem tabaco e produtos de nicotina. Para proteger as gerações futuras e garantir que o consumo de tabaco continua a diminuir, a OMS dedicará este ano o Dia Mundial Sem Tabaco à proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco.
Últimas notícias

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi

Prefeitura de Olho D’Água do Casado tem contas bloqueadas por dívidas antigas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
