PM forma turma do Curso de Polícia Judiciária Militar
Solenidade marcou encerramento do curso para 49 concluintes, sendo 45 da PM e quatro do Corpo de Bombeiros de Alagoas
A Polícia Militar de Alagoas formou, na última terça-feira (14), mais uma turma do Curso de Polícia Judiciária Militar (CPJM). A solenidade ocorreu no auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, no bairro do Trapiche, e marcou o encerramento do curso para 49 concluintes, sendo 45 da PM-AL e quatro do Corpo de Bombeiros de Alagoas.
Após a homenagem ao veterano, subtenente da reserva remunerada Carlos Roberto Izídio, os três primeiros colocados, capitão Emerson Dantas e tenentes Janderson Marques e Ítalo Brandão, receberam os certificados das mãos das autoridades presentes. Instrutores da turma também foram homenageados.
A sargento Eleuza Gusmão, que faleceu no último mês de abril, emprestou seu nome à turma. Familiares da militar estiveram presentes ao evento e também receberam uma homenagem da Corporação.
O orador, tenente Benevaldo Rocha, destacou a importância do curso para os concluintes. “Foram três meses em que pudemos tirar dúvidas, trocar experiências e receber as melhores instruções. Tenho certeza que os conhecimentos adquiridos ao longo deste período serão muito benéficos para a PM e para a sociedade”, ressaltou.
Já o comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, recordou em seu discurso que a área de instrução foi uma das prioridades desde o início do seu comando. “Foram cem cursos em dois anos. Entendo que a capacitação constante deve ser uma das principais preocupações de qualquer comandante, pois uma tropa instruída é diferenciada e certamente presta um melhor serviço à sociedade”, pontuou o comandante.
Participaram do evento o subcomandante-geral da PM, coronel Neyvaldo Amorim; o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, coronel Marcos Sampaio; o diretor de Proteção Social, coronel Carlos Luna, o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel do Corpo de Bombeiros Militar Moisés Pereira, o também coronel do CBM-AL Ivo Alvarez e o comandante da APMSAM, tenente-coronel Mário Xavier.
CPJM
O Curso de Polícia Judiciária Militar (CPJM) é destinado a oficiais e subtenentes, estes que sejam detentores ou cursando o Curso de Habilitação de Oficiais da Polícia Militar do Estado de Alagoas, extensivo a coirmãs. O objetivo do curso é especializar o profissional para o desempenho de funções na área de justiça e disciplina, capacitando-o a assessorar seu comandante, orientar o efetivo de sua unidade, decidir, presidir e atuar nos mais diversos processos e procedimentos correcionais.
Com 200 horas-aula, o curso inclui disciplinas como Cidadania e Direitos Humanos, Direito Constitucional, Direito Administrativo Disciplinar, Legislação Institucional, Direito Penal Militar e Direito Processual Penal Militar – estas todas direcionadas à atividade de polícia judiciária militar. O curso inclui, ainda, avaliação final e atividades como visitas, palestras e treinamentos.
Veja também
Últimas notícias
Guilherme Lopes amplia base e recebe apoio de vereador de Quebrangulo
Estudantes alagoanos brilham em exposições de telas sobre Nise da Silveira no Cine Arte Pajuçara
Grupo de Capoeira Mandingueiros de Penedo celebra 18 anos de atividades
Programa “Esporte para Todos” é lançado com grande participação popular em Palmeira dos Índios
Ex-jogador Raí será palestrante durante Semana do MEI em Penedo
Soldado de Israel faz foto com cigarro na boca de Virgem Maria
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
