Sistema Prisional de AL adota medidas para conter casos de varicela; confira!
Presídio de Segurança Máxima de Maceió fica em isolamento; visitas e contato externo estão suspensos

Após a confirmação de sete casos de varicela (catapora) entre reeducandos do Presídio de Segurança Máxima de Maceió (PSMM), nessa quinta-feira (16), a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) adotou uma série de medidas visando garantir os cuidados com a saúde dos servidores e custodiados.
Embora não haja número expressivo de pessoas contaminadas e nenhum caso notificado entre servidores e os policiais penais, por precaução, estão cumprindo a quarentena 26 reeducandos, sete com confirmação da doença e 19 porque tiveram contato com esses custodiados, mas não apresentam sintomas.
Os 19 custodiados sem sintomas da doença foram vacinados pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Além da imunização, a Gerência de Saúde da Seris adotou de imediato outras medidas de segurança, todos os servidores e policiais penais que transitam na unidade estão fazendo uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), como máscaras e luvas.
Segundo a supervisora da Gerência de Saúde da Seris, Elicélia Cavalcante, tudo que está sendo feito é, na verdade, uma forma de ter um controle da doença. “Todos os cuidados adotados pela Saúde do sistema prisional estão sendo motivados por questões preventivas. Não temos nenhum outro caso, além dos sete, com sintomas ou sinal da doença e a prevenção é para evitar a proliferação, porque a catapora é altamente contagiosa”, afirma.
Além das ações para reduzir o contágio, de acordo com o ouvidor da Seris, Carlos Palagani, as visitas e atendimento externo seguirão suspensos por 30 dias, período em que a unidade estará em isolamento. Contudo, estão mantidas as atividades essenciais para o funcionamento do presídio, como o translado de alimentação e qualquer outra atividade essencial.
A suspensão das visitas presenciais não irá afetar o acesso dos parentes as informações de pessoas custodiadas nessa unidade. Havendo o canal da ouvidoria e também o serviço social do Presídio. “Pensando na segurança dos visitantes e no controle da doença, as visitas permanecem suspensas. Contudo, o atendimento da ouvidoria continua normalmente, resguardando, assim, os direitos dos custodiados e de seus familiares”, esclarece o ouvidor.
A ouvidoria também aconselhou o Tribunal de Justiça a suspender as audiências, impedindo a disseminação da doença entre os servidores da Seris e da Justiça.
Últimas notícias

Receita Federal apreende cerca de R$3 milhões em calçados falsificados em Maceió

Seminfra substitui tubulação da região central, que ameaçava colapsar

JHC está em negociações avançadas com o União Brasil

Se vier a Alagoas, Lula será recebido com protesto em Palmeira dos Índios

Terremoto na Rússia acorda o maior vulcão da Eurásia

Ação com associações de moradores leva vacinação contra influenza às comunidades
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
