Sistema Prisional de AL adota medidas para conter casos de varicela; confira!
Presídio de Segurança Máxima de Maceió fica em isolamento; visitas e contato externo estão suspensos
Após a confirmação de sete casos de varicela (catapora) entre reeducandos do Presídio de Segurança Máxima de Maceió (PSMM), nessa quinta-feira (16), a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) adotou uma série de medidas visando garantir os cuidados com a saúde dos servidores e custodiados.
Embora não haja número expressivo de pessoas contaminadas e nenhum caso notificado entre servidores e os policiais penais, por precaução, estão cumprindo a quarentena 26 reeducandos, sete com confirmação da doença e 19 porque tiveram contato com esses custodiados, mas não apresentam sintomas.
Os 19 custodiados sem sintomas da doença foram vacinados pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Além da imunização, a Gerência de Saúde da Seris adotou de imediato outras medidas de segurança, todos os servidores e policiais penais que transitam na unidade estão fazendo uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), como máscaras e luvas.
Segundo a supervisora da Gerência de Saúde da Seris, Elicélia Cavalcante, tudo que está sendo feito é, na verdade, uma forma de ter um controle da doença. “Todos os cuidados adotados pela Saúde do sistema prisional estão sendo motivados por questões preventivas. Não temos nenhum outro caso, além dos sete, com sintomas ou sinal da doença e a prevenção é para evitar a proliferação, porque a catapora é altamente contagiosa”, afirma.
Além das ações para reduzir o contágio, de acordo com o ouvidor da Seris, Carlos Palagani, as visitas e atendimento externo seguirão suspensos por 30 dias, período em que a unidade estará em isolamento. Contudo, estão mantidas as atividades essenciais para o funcionamento do presídio, como o translado de alimentação e qualquer outra atividade essencial.
A suspensão das visitas presenciais não irá afetar o acesso dos parentes as informações de pessoas custodiadas nessa unidade. Havendo o canal da ouvidoria e também o serviço social do Presídio. “Pensando na segurança dos visitantes e no controle da doença, as visitas permanecem suspensas. Contudo, o atendimento da ouvidoria continua normalmente, resguardando, assim, os direitos dos custodiados e de seus familiares”, esclarece o ouvidor.
A ouvidoria também aconselhou o Tribunal de Justiça a suspender as audiências, impedindo a disseminação da doença entre os servidores da Seris e da Justiça.
Últimas notícias
Exportações de serviços batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025
Renan Filho rebate declarações do Governador de Santa Catarina: “Sua máscara já caiu”
Três pessoas ficam feridas após veículo capotar AL-101 em Maragogi
Carro pega fogo em frente à Havan, no Jardim Petropólis
Profetisa americana afirma que Deus começou a expor corrupção no Brasil
Dupla é presa após realizar arrastão no bairro Pinheiro, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
