Obras para melhoraria de drenagem ocorrem em rua do bairro Farol, em Maceió
Os serviços estão sendo realizados após a população acionar o órgão, informando sobre dificuldade de escoamento das águas da chuva
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) começou a executar obra de recuperação de galeria na Rua Joaquim Nabuco, localizada no bairro do Farol, em Maceió.
Segundo o coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas, os serviços estão sendo realizados após a população acionar o órgão, informando sobre alagamento ocorrido no local nas últimas chuvas.

“Quando a gente fez a inspeção, detectou que a tubulação principal estava avariada, tinha sido achatada, e estava impedindo o escoamento de água. Imediatamente, a gente partiu para a execução dos serviços de recuperação”, explicou Gabriel Rodas.
A ação consiste na retirada da tubulação danificada, que era feita de concreto e tinha 600 mm de diâmetro. No lugar dela, está sendo colocado um novo tubo com o mesmo diâmetro, mas de PEAD, que é mais resistente e tem maior durabilidade.
Ao todo, serão 32 metros de tubulação reconstruídos, que permitirão o escoamento adequado na via.
Manutenção constante
Quando as chuvas caem em uma cidade, a água é direcionada para as tubulações por meio das sarjetas e bocas de lobo, fluindo para as redes de drenagem e desaguando diretamente no mar ou em outro recurso hídrico. Esse processo minimiza os impactos causados durante o período chuvoso, reduzindo ou eliminando alagamentos.
A Seminfra possui um setor de drenagem dedicado exclusivamente ao escoamento da água da chuva. As ações consistem na limpeza das galerias, recuperação e substituição do sistema de drenagem, além de implantação de tubulações de águas pluviais em áreas que ainda não contam com esse tipo de infraestrutura. O órgão também recupera bocas de lobo, sarjetas, dentre outros equipamentos do sistema.
Gabriel Rodas salienta que a Seminfra não atua em sistema de esgoto, sendo essa a responsabilidade das concessionárias de água e esgoto de cada região.
Veja também
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
