Maceió encerra campanha de vacinação contra Influenza nesta sexta-feira (31)
Imunização atingiu apenas 30,73% do público-alvo da campanha; meta do Ministério da Saúde é 90%
A Prefeitura de Maceió encerra, nesta sexta-feira (31), a Campanha de Vacinação contra a Influenza de 2024. Coordenada pelo Ministério da Saúde, a iniciativa foi iniciada no dia 25 de março, tendo o objetivo de reduzir contágios, complicações, internações e mortalidade, decorrente da infecção, no público-alvo da vacinação.
Apesar de estar acontecendo há dois meses, a campanha de imunização contra a gripe, que está aberta a toda população, encontra-se com as coberturas vacinais baixas entre os grupos prioritários, de acordo com os últimos dados da da Coordenação Técnica de Imunização de Maceió: crianças de 6 meses a menores de 5 anos (30,76%), idosos (31,53%), gestantes (22,97%) e puérperas (12,39%). Isso representa 30,73% da meta de 90% da população imunizada definida pelo Ministério da Saúde.
“Infelizmente a procura pela vacina contra a Influenza está muito baixa. Não atingimos nem metade do que é esperado pelo Ministério da Saúde. Mas reforçamos que apenas a vacinação permite prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde. Por isso, as pessoas que ainda não buscaram essa imunização devem fazê-la o quanto antes para se proteger contra a gripe”, orienta a coordenadora técnica de Imunização de Maceió, Eunice Amorim.
Após o término da campanha, a vacinação contra a Influenza será disponibilizada às pessoas que ainda não realizaram a imunização.
Locais de vacinação
As vacinas continuarão sendo administradas de segunda a sexta-feira em todas as salas de imunização das Unidades de Saúde de Maceió, além dos pontos fixos de vacinação como o Maceió Shopping (segunda a sábado - 9h às 21h), Pátio Shopping (de segunda a sábado, das 13h às 21h / domingo, 12h às 19h), no Centro de Atendimento ao Turista (CAT Praia) - todos os dias - 14h às 21h e Saúde da Gente (segunda a sábado - 8h às 20h).
Contraindicações
As únicas contraindicações para a aplicação das vacinas são para pessoas que apresentaram reação severa (anafilática), ao tomar a vacina em campanhas anteriores.
Em algumas situações é recomendado o adiamento da vacinação até a melhora do quadro de doenças febris agudas, moderadas ou graves e casos confirmados de Covid-19.
Cadastro de idosos acamados
Para cadastro de vacinação de idosos acamados, os responsáveis podem entrar em contato para que a equipe faça a vacinação na residência.
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
Telefone: (82) 3312-5589;
E-mail: [email protected]
Veja também
Últimas notícias
Governo do Estado antecipa salários de servidores para esta quarta-feira
Corpo é encontrado em Maceió e pode ser de jovem desaparecido no Vergel do Lago
Homem é preso com arma em bar de Maceió e mostra carteira de estágio da OAB para se livrar
[Video] Cibele Moura celebra implantação de ensino bilíngue em escola de Paripueira
[Vídeo] Polícia prende em São Paulo acusado de latrocínio ocorrido no Sertão de Alagoas
Madrasta que jogou enteado do 4º andar enquanto ele dormia começa a ser julgada em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
