Hospital Metropolitano de Alagoas promove jornada para debater cuidados paliativos
Organizado pelo Núcleo de Reabilitação da unidade hospitalar, o evento aconteceu no Tribunal de Contas de Alagoas
Melhorar a qualidade de vida dos pacientes e familiares, por meio do alívio do sofrimento, é a essência do cuidado paliativo. Essa ideia de assistência humanizada, direcionada principalmente para pessoas com doenças incuráveis, como o câncer, foi abordada durante a I Jornada Multiprofissional em Cuidados Paliativos do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), que ocorreu no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O evento, organizado pelo Núcleo de Reabilitação do HMA, contou com a participação de 283 profissionais e estudantes. A iniciativa reforçou a recente publicação da Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP) no Sistema Único de Saúde (SUS), que aconteceu no último mês de maio, e representa um avanço importante na política de saúde pública do Brasil.
Na ocasião, também foi realizado o I Encontro em Resistência Microbiana: Modernas Práticas. A ação foi voltada, principalmente, para responsáveis pelas Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Centrais de Material e Esterilização (CME), Higienização e Compras.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que apenas 14% das pessoas que precisam de cuidados paliativos são atendidas no mundo e, no Brasil, o Ministério da Saúde (MS) estima que mais de 590 mil adultos e 34 mil crianças precisam dessa forma de cuidado.
Para a fisioterapeuta Lucymilla Kriesten, responsável pelo Núcleo de Reabilitação do HMA e uma das organizadoras do evento, a jornada permitiu o debate de um tema de profunda importância na vida de cada um e na sociedade em geral. "Isso porque, todos, em algum momento, podem enfrentar a realidade da doença terminal, na própria vida ou na vida dos que amam”, salientou.
Para ela, é fundamental promover uma maior consciência e acesso aos cuidados paliativos nas comunidades e sistemas de saúde. “Todos merecem ter a opção de receber cuidados de qualidade, independentemente da sua situação econômica, cultural ou geográfica. Refletir sobre o tema lembra-nos a importância de abraçar nossa humanidade e de cuidarmos uns dos outros nos momentos mais vulneráveis da vida. Ao apoiar os cuidados paliativos, defendemos a dignidade e o bem-estar de todas as pessoas, e construímos uma sociedade mais compassiva e solidária para as gerações futuras”, ressaltou.
Com abordagem multiprofissional, a Jornada Multiprofissional em Cuidados Paliativos trouxe, entres as palestras, discussões sobre a assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e dos familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.
Representando a gestão do hospital, Mikaelly Custódio, assessora de Governança, destacou o perfil que se vem construindo no Hospital Metropolitano, referência em tantas áreas médicas, mas acima de tudo, no cuidado e humanização ao paciente e seus familiares. “Nós, que fazemos parte da unidade, trabalhamos para eliminar qualquer barreira e garantir esses serviços essenciais, porque é assim que enxergamos”, frisou.
Presente ao evento, o psicólogo Anderson Fernandes elogiou a iniciativa. “Foi muito preciso, um dos princípios dos cuidados paliativos é encarar o fim da vida como um evento natural. Esses pacientes necessitam de cuidados diferenciados”, reforçou.
A assistência integral é garantida por uma equipe multidisciplinar constituída de médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogas com apoio de nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, odontólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, além de todo o suporte de procedimentos hospitalares especializados e de exames.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
