Detran e Corpo de Bombeiros firmam acordo de cooperação para ampliar o treinamento de salvamento veicular
Órgão de trânsito fará a destinação de veículos que iriam para reciclagem a militares
Detran Para ampliar e melhorar ainda mais as atividades de salvamento veicular do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) e o CBMAL firmaram um acordo de cooperação. O documento foi assinado na quarta-feira (12) no prédio sede do Detran, no bairro Cidade Universitária.
A partir de agora, os militares do CBMAL poderão aprimorar os treinamentos de salvamento em veículos inservíveis, que seriam destinados à reciclagem siderúrgica, e terão seu registro baixado na base estadual e no Renavam. O diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, afirmou que agora os militares do CBMAL estarão ainda mais capacitados e preparados para dar assistência as vítimas de sinistros de trânsito. “O Corpo de Bombeiros tem feito um trabalho excelente no salvamento às vítimas de sinistros graves, e isso vem aperfeiçoar os treinamentos. Com esse termo de cooperação, as capacitações dos militares do CBMAL serão ainda mais proveitosas para os bombeiros e, consequentemente, para a população alagoana”, afirmou Marco Fireman.
O corte veicular está entre as atividades que os militares do CBMAL poderão treinar e estar ainda mais preparados para realizar a retirada de vítimas presas às ferragens, em casos de sinistros graves.
Para o Comandante Geral do CBMAL, coronel Sérgio Verçosa, agora a instituição terá mais capacidade para melhor instruir os militares, a fim de que eles possam empregar as técnicas de abordagem no salvamento veicular. “Como resultado desses treinamentos, nossas equipes irão melhorar ainda mais o tempo-resposta na retirada da vítima e da melhor forma possível. Além disso, vamos reduzir os riscos para os militares. Quero agradecer a sensibilidade do Detran em estar junto do Corpo de Bombeiros, elevando a formação dos bombeiros em nível estadual, regional e nacional”, agradeceu o Comandante Geral.
Mais qualificação e formação para o CBMAL - Durante a assinatura do acordo de cooperação, também foi tratada a possibilidade de instrutores do Corpo de Bombeiros poderem ministrar aulas teóricas e práticas para os integrantes da corporação, para que eles possam, principalmente, classificar para as categorias D e E na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou então tirar a primeira CNH. De acordo com Daniel Celestino, gerente de Controle de Condutores, Veículos e Infrações do Detran, a resolução Nº 789, de 2020, do Contran, prevê a possibilidade de instituições militares exercerem o papel de formação de condutores de veículos. “Os bombeiros militares podem ministrar os cursos de formação de condutores, o que vai trazer ainda mais qualificação para os militares, além de reduzir os valores desse processo. E ao final do curso, eles estarão aptos a fazer a prova teórica e a prova prática”, explicou.
Últimas notícias
Seis candidatos disputam vaga na lista tríplice para procurador-geral do MPAL
EUA retiram sanções a Moraes e dizem que medidas eram “inconsistentes”
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
