Ex-tesoureiro do PT retorna com forte influência na Petrobras no Governo Lula
Vaccari ficou preso entre 2015 e 2019 devido ao seu envolvimento na Operação Lava Jato

João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT), que ficou preso entre 2015 e 2019 devido ao seu envolvimento na Operação Lava Jato, está de volta ao cenário político com nova influência sobre a Petrobras, a maior estatal brasileira, no governo atual de Luiz Inácio Lula da Silva.
Vaccari, condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, foi libertado em 2019 após cumprir parte de sua pena e ter conseguido progressão para o regime semiaberto. Desde então, ele manteve um perfil discreto, mas não deixou de atuar nos bastidores do partido.
Retorno ao Poder
Com a eleição de Lula em 2022, o PT retomou o controle de várias estatais e órgãos importantes. Vaccari, conhecido por sua habilidade em articulação política e sua rede de contatos, gradualmente recuperou sua influência. Ele agora é considerado uma figura-chave nos bastidores da Petrobras, ocupando um papel consultivo informal, onde sua experiência e conexões são valorizadas.
Fontes próximas ao governo, segundo informações da O Globo, revelam que Vaccari tem sido consultado sobre decisões estratégicas da Petrobras, especialmente nas nomeações de destaque na estatal.
A reemergência de Vaccari não está isenta de controvérsias. Críticos apontam que seu envolvimento com a Petrobras pode reviver os fantasmas da corrupção que afetaram a empresa e mancharam a reputação do partido. Grupos de oposição e parte da sociedade civil expressaram preocupação com a influência de figuras anteriormente condenadas por corrupção nas decisões de uma das mais importantes empresas do país.
Impacto na Petrobras
A volta de João Vaccari Neto ao círculo de influência política, especialmente na Petrobras, reflete a complexa rede de poder que caracterizam o atual governo de Lula. Enquanto gera controvérsias e críticas, também destaca a continuidade de estratégias e figuras históricas do PT na administração das principais estatais brasileiras.
Últimas notícias

DMTT mantém instalação de guarda-corpo em vias de Maceió

Polícia prende suspeito de abusar sexualmente de adolescentes em Santana do Ipanema

Pai é condenado a mais de 24 anos por estuprar e engravidar a filha em Arapiraca

Instituto de Identificação atende população em situação de rua no Centro de Maceió

Polícia Civil esclarece caso de recém-nascido encontrado morto em Pão de Açúcar

Prefeitos alagoanos voltam cobrar pauta municipalista
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
