Voucher Educacional: projeto na ALE autoriza Estado a pagar por vagas em escolas privadas
Autor do PL diz que a medida facilita o acesso à educação

Um Projeto de Lei (PL), que tramita na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), autoriza o Estado a criar uma espécie de voucher educacional, ou seja, pagar por vagas em escolas da rede privada de ensino. O projeto ganhou parecer favorável na CCJ da Casa.
Em sua justificativa, o autor do projeto, deputado Cabo Bebeto (PL), diz que a medida facilita o acesso à educação, além de exercitar a liberdade de escolha por parte dos pais ou responsáveis dos alunos que poderão definir qual instituição seu filho irá estudar.
O PL do Voucher diz que o executivo irá definir o valor a ser pago, levando em consideração o custo médio por aluno na rede pública. A matéria diz ainda que o voucher deverá priorizar os alunos que não tenham conseguido vaga em escolas mantidas pelo poder público.
Os pais e os alunos serão responsáveis pela escolha da instituição. No entanto, somente escolas privadas que estejam cadastradas no programa estarão aptas para o programa “Voucher Educacional”.
Estarão aptos a participar do programa, alunos da rede pública cuja família possua uma renda mensal de até três salários mínimos. Caso o aluno que estiver utilizando o voucher não for aprovado no final do ano letivo, o benefício será perdido.
De acordo com o autor da matéria, os recursos para a efetivação deste programa serão oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).
O PL apresentado por Bebeto obteve parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. A relatora da matéria na comissão temática foi a deputada Fátima Canuto (MDB), que recomendou a aprovação do texto.
Câmara de Maceió
Em Maceió, o Projeto de Lei do vereador Leonardo Dias (PL), que também cria voucher educacional, foi aprovado pelos edis no ano passado após muita polêmica e protestos por parte dos educadores da rede pública.
Últimas notícias

Prefeitura de Maceió leva atendimentos na Semana Nacional do Registro Civil

Governo de Alagoas aguarda renovação do PAA Leite para garantir continuidade do programa

Duas pessoas ficam feridas após queda de moto em movimento, em Arapiraca

Prefeitura anuncia lançamento do programa Milagres Social

Duas pessoas sofrem ataque peixe carnívoro nas águas do São Francisco em Pão de Açúcar

Homem é vítima de tentativa de homicídio no bairro Mata do Rolo, em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
