Serviço Social do HGE implanta aplicativo para análise e estudo socioeconômico dos pacientes
ISSO é de uso restrito dos assistentes sociais e fornece dados importantes para uma assistência personalizada
Imagine um aplicativo onde se pode saber sobre a realidade social das pessoas. Essa inovação é uma realidade no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, onde o Serviço Social criou e, pôs em prática, o aplicativo ISSO (Informações do Serviço Social), com a finalidade de tornar ainda mais acessível, entre os membros da equipe, os dados socioeconômicos importantes para o melhor atendimento equânime aos pacientes.
A estruturação foi produzida pelo Núcleo de Processamento de Dados (NPD) do HGE, respondendo ao estímulo dos assistentes sociais. Com os conteúdos coletados, a coordenadora do Serviço Social do HGE, Vanessa Martins, acredita que o acompanhamento se torna mais fácil e ágil; além de ser mais uma fonte para indicadores que em um futuro próximo permitirá o desenvolvimento de ações, conforme as necessidades observadas.
“Começamos a alimentar o nosso aplicativo no último mês de maio e já temos 1.343 pacientes acompanhados e 8.597 evoluções registradas. Um dado muito importante para o nosso dia a dia é saber quantas pessoas estão agora em atendimento, entre os que já estão internados e aqueles que estão no primeiro atendimento. Essa movimentação é muito relevante para a nossa atuação enquanto gestores”, pontuou a assistente social.
Conforme o ISSO, nesta terça-feira (18) os assistentes sociais do HGE assistiram 151 pessoas na Área Verde, 47 na Pediatria, 46 na Área Azul, 41 nas Unidades de Terapias Intensivas (UTIs), 22 na Área Amarela, 19 na Unidade de Dor Torácica (cardiologia) e 19 na Área Vermelha. Também foram assistidos 14 na Recuperação Pós Anestésica (RPA) e quatro no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ). Mais de 60% desses cidadãos vivem com apenas um salário mínimo.
“O aplicativo, além de nos ajudar bastante, ele ainda traz benefícios ao meio ambiente, pois ele reduz o gasto com papel que a gente faria para a construção do nosso mapa de atendimentos. E com as informações coletadas, um outro assistente social pode ter acesso simultâneo, inclusive para agilizar abrigos para aquelas pessoas que estão em situação de rua ou abandono”, acrescentou o assistente social, Wilson Barbosa.
Últimas notícias
Delmiro Gouveia destina recursos do FMDCA para entidades voltadas à infância
Flávio Bolsonaro publica diplomas após polêmica com pós-graduação
Fotógrafo brasileiro registra eclipse total na Espanha e flagra coroa solar
Educação de Maragogi recebe reconhecimento por avanços na alfabetização
Jovem tem veículo furtado na frente de sua casa no município de Jacuípe
JHC tem encontro com Lula e sinaliza disputa ao Senado, diz jornal
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
