MPAL debate medidas para a prevenir amputações por pé diabético em Alagoas
Está em tramitação na Câmara Municipal de Maceió um projeto de lei que institui o Programa de Atendimento ao Pé Diabético, de autoria do vereador Leonardo Dias
O procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, reuniu-se com o médico Guilherme Pitta para tratar do projeto “Fecha Feridas”, que busca a prevenção do pé diabético, condição que ocorre em pessoas com diabetes não controlado e que pode resultar em amputação. No encontro, realizado nesta quarta-feira (19), os participantes discutiram a possibilidade de implantação do projeto em todo o estado.
Está em tramitação na Câmara Municipal de Maceió um projeto de lei que institui o Programa de Atendimento ao Pé Diabético, de autoria do vereador Leonardo Dias, movimento que surgiu a partir de diálogos suscitados pelo médico Guilherme Pitta.
“Em vias de ser implementado no âmbito do Município Maceió, aproveitamos para discutir durante o encontro a possibilidade de também estendermos essa iniciativa a todo o estado, tendo em vista que Alagoas tem registrado altos índices de amputação de pés diabéticos”, destacou o PGJ Lean Araújo.
De acordo com Guilherme Pitta, a ideia é trabalhar com a prevenção, identificando precocemente diabéticos com feridas que necessitam de tratamento. Para tal, é necessária a devida capacitação dos profissionais que atuam nas unidades de saúde para que eles saibam identificar os pacientes que precisam de atendimento especializado.
Além do médico e do PGJ, participaram da reunião o corregedor-geral do MPAL, procurador de Justiça Maurício Pitta; a promotora de Justiça Micheline Tenório (Saúde); a promotora Cecília Carnaúba (Fazenda Estadual); o promotor de Justiça Luciano Romero (Saúde); e o professor Aldemar Araújo Castro (Uncisal).
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
