Alexandre Ayres apresenta PL para que laudos de diabetes mellitus tenham validade indeterminada
Para parlamentar, como o diabetes tipo 1 é incurável, renovação do laudo só atrapalha pacientes
Tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, o projeto de lei 464/2023, de autoria do deputado estadual Alexandre Ayres (MDB), propondo que os laudos médicos que atestam o diabetes mellitus tipo 1 sejam válidos por tempo indeterminado. A matéria foi protocolada nesta quinta-feira (17) e garante que os portadores da doença possam utilizar o documento sem a obrigatoriedade de retornar ao profissional de saúde para a emissão de um novo laudo, quando precisar fazer uso do mesmo.
A proposta reforça que “o laudo será válido, sem excluir os demais requisitos, para a obtenção de benefícios estaduais e tratamento médico de caráter contínuo, e poderá ser apresentado às autoridades competentes por meio de cópia simples, desde que acompanhada de seu original, observado o disposto na Lei Federal n° 13.726, de 8 de outubro de 2018”, diz o texto, destacando que o paciente deverá apresentar junto ao laudo, documento de identificação original.
Na justificativa, o parlamentar destaca que a doença afeta cerca de 588 mil pessoas em todo o Brasil, segundo dados da plataforma T1DIndex, desenvolvida pela Fundação de Pesquisa em Diabetes Juvenil em parceria com instituições e especialistas do mundo inteiro.
“Atualmente, pessoas com diabetes tipo 1 são frequentemente solicitadas a apresentar laudos médicos recentes para acessar direitos e garantias. No entanto, o diabetes tipo 1 não tem cura, e uma vez obtido o diagnóstico, não há razão para submeter essas pessoas a repetidas dificuldades relacionadas à renovação do laudo”, explica o parlamentar.
Alexandre Ayres também ressalta que a proposta visa minimizar as dificuldades enfrentadas por muitas pessoas com essa condição devido a sua condição socioeconômica desfavorável, garantindo que o laudo médico seja válido indefinidamente para todos os serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. “Em Alagoas, temos milhares de pessoas portadoras do diabetes mellitus, por isso, nossa proposta visa facilitar a vida de cada um. O acesso à saúde é fundamental”, concluiu o deputado.
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
