Cultura

1º Festival Feminino de Músicas de capoeira acontece neste domingo (23)

O evento tem como objetivo fortalecer a luta das mulheres capoeiristas AL

Por 7segundos com assessoria 21/06/2024 14h02 - Atualizado em 21/06/2024 14h02
1º Festival Feminino de Músicas de capoeira acontece neste domingo (23)
O evento conta com o apoio cultural da FMAC, do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu - Foto: Reprodução

Capoeira, uma manifestação da cultura popular brasileira e patrimônio da humanidade. Uma junção de diversas culturas, origens que se caracterizam pela herança do povo negro, dentro do contexto de resistência e luta dos africanos escravizados e marginalizados, passou pelo processo de descriminalização até seu reconhecimento como manifestação cultural, entretanto mantendo sua tradição patriarcal.

A luta das mulheres por espaço na sociedade e o avanço do feminismo em todas as suas vertentes, contribuíram para apercepção da capoeira como espaço machista e reprodutor da cultura patriarcal estabelecida.

É com essa percepção que o idealizador Claudio Figueiredo Leite, mais conhecido como Mestre Claudio dos Palmares, em parceria com o Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (CEASB), Orquestra Didáca Alagoana de Berimbaus e o Quilombo Por do Sol dos Palmares – Caa-Puêra, promoverá o 1º FESTIVAL FEMININO DE MÚSICAS DE CAPOEIRA. Que tem como proposta contribuir e fortalecer na luta das mulheres capoeiristas alagoanas que buscam por respeito, equidade e lugar de fala.

O evento conta com o apoio cultural da FMAC, do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (CEASB), da Prefeitura de Maceió, Vereadora Teca Nelma e o Centro Cultural Arte Pajuçara, toda programação será totalmente gratuita e aberta ao público em geral.


Por sua vez, a mulher tem buscado formas de exercer toda sua potencialidade permeando os mais diversos segmentos culturais, sendo um deles a capoeira que, a par do seu reconhecimento enquanto patrimônio cultural também tem influenciado diretamente na compreensão, reflexão e construção histórica dos aspectos relacionados ao lugar e conquistas que a mulher ocupa nas mais diversas formas de ser e se fazer a Capoeira.

O Festival protagonizará 20 mulheres capoeiristas de diversos grupos, que vem se destacando nas cantorias nas rodas de capoeira de suas comunidades, se apresentarão cantando músicas de capoeira ao som dos instrumentos principais da roda de capoeira e ritmada pela Orquestra Didáca Alagoana de Berimbaus, muitas destas músicas cantadas por elas serão de sua autoria e/ou de outros cantores interpretadas pelas mesmas.

“Em 2022, fui solicitado a fazer uma ação no 20 de novembro na Serra da Barriga para contemplar um cachê para 14 Mestres que não foram contemplados no edital que beneficiou vários Mestres, menos eu e mais 13 camaradas. Daí, ao invés de Roda, resolvi realizar o IFesval de Músicas de Capoeira do Estado de Alagoas. Foi tão bom que recebi propostas pra expandir para Mestres e Mestras de outros estados. Em janeiro do ano passado, durante um evento onde fiz parte de uma mesa redonda, sentei-me ao lado de uma amiga que me perguntou se eu havia me inscrito no edital da Teca Nelma, para a cultura do município, cujo
encerramento das inscrições seria no dia seguinte. Ao chegar em casa escrevi o projeto e fui contemplado com a ajuda de Deus e da ONG CEASB, que sempre apoiou a Capoeira em diversos Projetos como no GINGA Capoeira por exemplo. Hoje passados 1 ano e meio, realizaremos mais esse sonho.”