Papa Francisco faz discurso contra legalização de drogas
Fala do líder religioso acontece um dia após o Supremo Tribunal Federal ter formado maioria para descriminalizar o porte individual de maconha.
O Papa Francisco fez um discurso contra a legalização das drogas no Vaticano nesta quarta-feira (26), um dia após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter formado maioria para descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal.
Segundo o Vatican News, o discurso antidrogas do Papa ocorreu por conta do Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado nesta quarta. A data foi estabelecida pela Assembleia Geral da ONU em 1987.
Mesmo ilegal em muitos países, a maconha é a droga mais usada no mundo, segundo a ONU. Na Europa, por exemplo, é consumida por 8% da população.
O Papa disse ainda que a liberalização de drogas leva a um maior consumo das substâncias. Por outro lado, especialistas afirmam que a descriminalização da maconha e outras drogas gera benefícios como uma maior conscientização da sociedade e do poder público sobre a droga, mais diálogo e maior possibilidade de ofertar tratamento apropriado a viciados.
Segundo o Papa, o uso de drogas empobrece comunidades e causa "histórias trágicas" para viciados em drogas e suas famílias. "Estou convencido de que é um dever moral acabar com a produção e o tráfico dessas substâncias perigosas", disse Francisco.
A decisão do STF, no entanto, não significa que está liberado usar maconha no Brasil. O tema gera debate do ponto de vista de saúde pública e levanta questionamentos sobre se poderá levar ao aumento do número de usuários ou ao agravamento do tráfico de drogas.
Últimas notícias
Jovem com câncer de testículo assistência oncológica no Hospital Metropolitano
Iluminação de Natal no Parque Massay-ó-k encanta maceioenses e turistas
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro
Mulher sequestrada e torturada no Jacintinho morre no HGE; polícia apura execução por engano
Tapera completa 68 anos com programação festiva e Natal Luz
Emenda parlamentar de Cabo Bebeto garante continuidade da Equoterapia em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
