Papa Francisco faz discurso contra legalização de drogas
Fala do líder religioso acontece um dia após o Supremo Tribunal Federal ter formado maioria para descriminalizar o porte individual de maconha.

O Papa Francisco fez um discurso contra a legalização das drogas no Vaticano nesta quarta-feira (26), um dia após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter formado maioria para descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal.
Segundo o Vatican News, o discurso antidrogas do Papa ocorreu por conta do Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado nesta quarta. A data foi estabelecida pela Assembleia Geral da ONU em 1987.
Mesmo ilegal em muitos países, a maconha é a droga mais usada no mundo, segundo a ONU. Na Europa, por exemplo, é consumida por 8% da população.
O Papa disse ainda que a liberalização de drogas leva a um maior consumo das substâncias. Por outro lado, especialistas afirmam que a descriminalização da maconha e outras drogas gera benefícios como uma maior conscientização da sociedade e do poder público sobre a droga, mais diálogo e maior possibilidade de ofertar tratamento apropriado a viciados.
Segundo o Papa, o uso de drogas empobrece comunidades e causa "histórias trágicas" para viciados em drogas e suas famílias. "Estou convencido de que é um dever moral acabar com a produção e o tráfico dessas substâncias perigosas", disse Francisco.
A decisão do STF, no entanto, não significa que está liberado usar maconha no Brasil. O tema gera debate do ponto de vista de saúde pública e levanta questionamentos sobre se poderá levar ao aumento do número de usuários ou ao agravamento do tráfico de drogas.
Últimas notícias

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
